class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166561 node-type-noticia">

            

Fiéis reúnem-se em Fresulfe

Ter, 10/07/2007 - 10:27


Fiéis, oriundos um pouco de toda a região, reuniram-se, no passado fim-de-semana, na ponte de Fresulfe, no concelho de Vinhais, para prestarem culto à imagem do Imaculado Coração de Maria, nos 90 anos sobre as aparições de Fátima. Iniciado há cerca de 18 anos, esta manifestação de fé nasceu pelas mãos do padre Francisco Ferreira, que começou por reunir algumas imagens religiosas de aldeias vizinhas para a celebração de uma missa campal. “Como tivemos sucesso com este primeiro encontro, decidimos fazer um acampamento neste local, com a ajuda de entidades”, recordou o pároco de Fresulfe.

Com o “poder” de reunir pessoas de várias localidades do distrito de Bragança, a iniciativa pretende reproduzir algumas das cerimónias vividas em Fátima. “Como muitos fiéis não podem deslocar-se, queremos transmitir a mensagem de Fátima aos Pastorinhos neste local”, explicou Francisco Ferreira. Para tal, os devotos participaram, no sábado, no terço e na procissão de velas. Já anteontem decorreu a procissão do Adeus.
As festas ao Imaculado Coração de Maria arrancaram, no passado dia 29 de Junho, em Dine, com uma Novena preparatória que terminou, no passado sábado, em Fresulfe.
A animação nocturna esteve a cargo do grupo musical Diapasão, que actuou no primeiro dia das festas. Anteontem, foi a vez das concertinas da Escola de Música Douro Sul, de Lamego, e da BandaNorte alegrarem os fiéis.