class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166555 node-type-noticia">

            

Comércio à noite

Ter, 10/07/2007 - 10:23


Os descontos e o alargamento do horário de abertura são as apostas do comércio tradicional de Mirandela para aumentar o volume de negócios, durante os meses de Verão. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), Jorge Morais, os eventos que irão decorrer durante este mês são uma boa oportunidade para a dinamização do comércio tradicional. Por isso, o responsável realça que os comerciantes devem adaptar a oferta às necessidades dos potenciais clientes. A Mircom, uma associação formada pela ACIM e pela Câmara Municipal de Mirandela (CMM), vai sensibilizar os logistas a alterarem o horário de funcionamento até ao mês de Setembro.

“A estratégia que pretendemos implementar é que o comércio encerre entre as 13 e as 15 horas, visto que está muito calor, e passe a abrir à noite com descontos ainda maiores. Ou seja, se durante o dia as reduções forem de 40 por cento, à noite deverão aumentar para 60 por cento”, explicou Jorge Morais.
Na óptica do responsável, esta é uma forma de habituar as pessoas a fazerem as suas compras à noite, adaptando-se ao horário de funcionamento do comércio europeu.
Os têxteis e o calçado deverão ser os sectores mais apoiados pela Mircom, que também vai apostar na decoração das zonas comerciais. Já os comerciantes são desafiados a apostarem na animação de rua com bandas locais, para atraírem um maior número de clientes.

Eventos de Mirandela ajudam a dinamizar a economia dos concelhos vizinhos

Além disso, as lojas também deverão abrir ao fim-de-semana, altura em que Mirandela vai receber um grande número de pessoas. “De 14 de Julho a 5 de Agosto vão passar por cá mais de 100 mil pessoas, pelo que a cidade tem que está preparada para os receber”, realçou o presidente da CMM, José Silvano.
A Mostra de Produtos Regionais, que irá decorrer de 14 a 22, é uma forma de promover a gastronomia da região. Estão previstos cerca de 20 expositores locais, entre comerciantes e entidades locais.
Os eventos realizados na Princesa do Tua também vão contribuir para a economia de outros municípios da Terra Quente, visto que a baixa capacidade hoteleira de Mirandela levou os visitantes a fazerem reservas nos concelhos próximos, nomeadamente na Estalagem Nossa Senhora das Neves (Alfândega da Fé) e em Macedo de Cavaleiros.
Nos próximos anos Mirandela deverá aumentar a oferta, já que está a ser estudada a construção de um hotel e de uma pousada, revelou José Silvano.