Ter, 03/07/2007 - 11:42
Outra das novidades resulta do acesso à subida de divisão. O clube que fique em primeiro lugar numa das séries subirá automaticamente, caso alguma equipa dos Açores descer à terceira divisão. Caso contrário, o clube que fique em primeiro lugar realizará um jogo de “play-off” com a equipa açoriana pior classificada na 2ª divisão, ou seja, pode ficar em primeiro e não subir de divisão.
Na 2.ª fase da competição, os clubes serão divididos em dois grupos: os primeiros seis numa série e os restantes oito numa fase de descida. Com efeito, os seis primeiros de cada série jogarão entre si em duas voltas e os dois primeiros sobem automaticamente à 2ª divisão.
Os que lutam pela manutenção terão sub – séries de quatro equipas e jogarão, igualmente, em duas voltas para apurar as vinte e sete equipas que vão descer aos distritais.
Deste modo sobem à 2ª divisão doze equipas (treze no caso de alguma equipa dos Açores subir também). No que respeita à 3.ª Divisão Nacional, sobem dezoito campeões distritais, mais um da Madeira.



