class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166507 node-type-noticia">

            

Mirandela quer Eixo Atlântico

Ter, 03/07/2007 - 10:41


O vice-presidente da Câmara Municipal de Mirandela, António Branco, reuniu-se, no passado dia 21 de Junho, em Vigo (Espanha) com o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, para analisar a possível integração do município neste organismo. No encontro estiveram, ainda, os autarcas de Penafiel, Famalicão, Matosinhos, Vila do Conde e Barcelos. Já do lado galego, as localidades de Verín, Carballo, Lalín, o Barco de Valdeorras e Viveiro também solicitaram a sua adesão ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Durante a reunião, foi possível analisar a informação sobre cada cidade, que Xoan Mao apresentará à Comissão Executiva, encarregue de decidir que localidades irão aderir ao Eixo Atlântico.
A decisão será tomada a partir de um relatório realizado por especialistas da Ordenação do Território do Serviço de Estudos do Eixo Atlântico e será autenticada pela Assembleia-geral Extraordinária que reunirá a 10 de Julho, em Vila Nova de Gaia.
As cidades seleccionadas integrarão o Eixo Atlântico a partir de 1 de Janeiro de 2008, data em que se inicia um novo período de programação de Fundos Comunitários e a Agenda Estratégica, aprovada em Assembleia-geral, que decorreu em Fevereiro passado em Vila Nova de Gaia.
Recorde-se que a adesão destas novas cidades será a maior ampliação do Eixo Atlântico desde 1997, altura em entraram Guimarães, Peso da Régua e Vila Nova de Gaia.