class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166487 node-type-noticia">

            

Exercício para evitar sedentarismo

Ter, 26/06/2007 - 10:52


Três vezes por semana, cerca de uma centena de pessoas, entre os 40 e 98 anos, oriundas de Bragança, Vinhais e Izeda, praticam as aulas propostas pelo técnico superior de Desporto, Sérgio Afonso, no âmbito do programa “Mexa-se pela sua Saúde”.

Promovido pelo Centro de Saúde e Sub-Região de Saúde de Bragança, o projecto integra diversas actividades, como ginástica gerontológica, de manutenção e aeróbica. Recentemente, também o Centro Social e Paroquial de São Bento implementou aulas de hidroginástica e hidroterapia que, devido aos efeitos terapêuticos da água, uma vez que previne e trata problemas ósseos e musculares, têm sido um êxito.
Trata-se de um programa que pretende promover a actividade física como uma componente imprescindível para o bem – estar da comunidade.
As actividades desenvolvidas visam, por isso, promover estilos de vida activos e saudáveis, evitar o sedentarismo e morbilidade, de modo a atenuar determinadas patologias que afectam a sociedade actual.