Ter, 26/06/2007 - 10:20
O azeite virgem extra DOP do Lote 4 (com 30 mil litros), da Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Murça, foi o único, entre os muitos concorrentes nacionais, a ganhar este galardão.
O concurso em questão decorreu de 15 a 17 de Maio, estando a atribuição formal dos prémios agendada para o próximo mês de Setembro. Para o presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, Alfredo Meireles, este galardão é mais uma vez o “reconhecimento internacional” da qualidade do azeite produzido no concelho de Murça e a “consequência” do trabalho desenvolvido pela Cooperativa. Para o mesmo responsável, para além de ser “muito gratificante”, a recepção deste prémio “obriga ainda a Cooperativa a não se poupar em esforços para manter a boa qualidade do seu azeite”.
Cooperativa transformou 2 milhões de quilos de azeitona e produziu 400 mil litros de azeite.
Este é o quarto ano consecutivo que a Cooperativa dos Olivicultores de Murça concorreu ao certame, anteriormente denominado de “Los Angeles Olive Oils of The World”, tendo sido todos os anos premiado. Em 2004, o Azeite Porca de Murça arrecadou, daquele que é um dos certames mais prestigiados do mundo, uma Medalha de Prata, em 2005 foi galardoado com duas Medalhas de Ouro e em 2006 recebeu uma Medalha de Prata e duas de Bronze.
O presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça considera que a atribuição destes prémios “demonstra regularidade na produção e qualidade do produto obtido”, para além de incrementar o interesse e a procura dos clientes pelo azeite de origem trasmontana.
Na campanha de 2006/2007, a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, transformou dois milhões de quilos de azeitona, tendo produzido 400 mil litros de azeite.



