Ter, 26/06/2007 - 09:56
Os Soldados da Paz recriaram o ambiente de uma corporação, a partir de dispositivos de combate a incêndios, equipamentos de socorro marítimos, ambulâncias, tendas e simulacros com fogo real.
A acção, “Quartel a Céu Aberto”, teve como objectivo dar a conhecer a actividade da corporação, os seus equipamentos, técnicas de actuação, bem como aproximar a população dos bombeiros. Esta actividade pretendeu, ainda, sensibilizar os mais novos para o voluntariado, levando, assim, ao seu recrutamento.
O arranque da iniciativa, que coincidiu com o Dia Mundial da Criança, contou com a presença de cerca de 1000 crianças. Já durante o resto da semana, o “Quartel a Céu Aberto” recebeu a visita de 40 turmas das escolas Preparatória e Secundária de Macedo de Cavaleiros.
Além da população estudantil, esta iniciativa debruçou-se sobre as empresas, instituições e organismos do concelho. Para tal, os BVMC realizaram quatro acções de formação na área do combate a incêndios no local de trabalho, que contaram com a participação de 200 inscritos. Estas actividades focaram, essencialmente, os aspectos gerais dos incêndios, química do fogo e agentes extintores, que foram complementados com a simulação de combate e extinção de fogos de várias categorias.
Esta primeira edição do “Quartel a Céu Aberto” deverá repetir-se, atendendo ao sucesso alcançado.



