class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162877 node-type-noticia">

            

Histórias transmontanas teatralizadas em Gaia

Ter, 20/12/2005 - 15:47


As histórias “O diabo, a menina e a ponte” e “Os cinco amigos e os ladrões”, publicadas, respectivamente, nos livros “Diabos, diabritos e outros mafarricos” e “Contos de animais com manhas de gente”, de Alexandre Parafita, fazem parte do projecto de animação infantil da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia para o ano lectivo em curso.

A teatralização de “O diabo, a menina e a ponte” decorre desde o início do ano lectivo e foi já vista por muitas centenas de crianças. Narra a lenda da Ponte de Abreiro, em Mirandela, construída pelo diabo, para fazer a vontade a uma menina que todos os dias tinha de atravessar o rio, e sob uma frágil (e nunca cumprida) promessa de, no fim da obra, obter a sua alma como forma de pagamento.
Entretanto, a equipa de animação infantil da Biblioteca Municipal está já a preparar a encenação de “Os cinco amigos e os ladrões”, em teatro de sombras, para apresentar às crianças a partir de Janeiro de 2006. Trata-se de uma variante transmontana (recolhida em Penedones, Montalegre) dos “Músicos de Bremen” e narra a história de como cinco animais abandonados (um porco, um gato, um burro, um carneiro e um garnisé) conseguiram enganar e afugentar uma temível quadrilha de ladrões.
Num e noutro caso, é um pouco da cultura transmontana levada às crianças da grande cidade.
De referir ainda que os livros seleccionados para este trabalho pedagógico foram publicados pela “Texto Editora”, em 2003 (“Diabos, diabritos e outros mafarricos”), e pela Editora Âmbar, em 2005 (“Contos de animais com manhas de gente”).