Ter, 20/12/2005 - 15:45
Trata-se de uma mostra que já percorreu diversos concelhos do nordeste e tem como principal objectivo a sensibilização do público para uma problemática actual – a da protecção ambiental. Através de fotografias tiradas em Trás-os-Montes o fotógrafo Roberto Santandreu vai mostrando as “manchas” que existem na paisagem transmontana, chamando à atenção para o grande número de veículos abandonados existentes, esperando conseguir sensibilizar os visitantes para o problema do abandono de veículos em fim de vida. Daí a importância das visitas efectuadas pelos alunos do concelho de Alfândega da Fé.
Procura-se através desta forma artística sensibilizá-los para a necessidade de preservar e respeitar o meio ambiente, mostrando-lhes quais os comportamentos a seguir. Para os mais pequenos o Centro Cultural tem preparado um pequeno teatro de marionetas. É a história da Carochinha Ecológica e do João Cartão, que vão dando conselhos aos mais pequenos e alertando-os para a necessidade de cumprir a política dos 3 Rs. Uma forma de aprender a brincar, uma maneira divertida de passar a mensagem.
Até ao momento a exposição de fotografia foi visitada por mais de 600 pessoas está patente até ao dia 31 de Janeiro. Ainda no âmbito desta exposição foi promovido junta das escolas de primeiro ciclo do ensino básico e pré – escolar um concurso de presépios em material reciclado. Os trabalhos estarão expostos de 15 de Dezembro a 6 de Janeiro no Centro Cultural Mestre José Rodrigues.