Ter, 20/12/2005 - 14:56
A iniciativa contou com a presença do Pai Natal, que fez as delícias dos mais pequenos ao distribuir presentes. Segundo o presidente da JFS, Paulo Xavier, os mais novos “vão recordar a data para todas as suas vidas, já que muitas deles não têm prendas nesta época festiva”.
Esta acção, uma parceria que dura há já oito anos, visa oferecer um dia especial às crianças mais desfavorecidas. “Pretende-se, assim, colmatar a falta de possibilidades que algumas famílias têm em proporcionar um Natal digno aos mais pequenos, com prendas e uma ceia diferente”, sublinha o autarca.
De acordo com Nuno Machado, filho do proprietário do restaurante, de ano para ano verifica-se um acréscimo no número de crianças presentes neste evento natalício. “Começámos com 30 e agora já temos 220 crianças, o que mostra que, infelizmente, as carências, em vez de diminuírem, têm aumentado”.
Estado devia dar mais apoio
A falta de condições de alguns núcleos familiares na freguesia da Sé preocupa Paulo Xavier. “Cerca de 50 por cento das famílias nem sequer têm habitações condignas. A Junta tenta actuar nesse sentido, diminuindo as carências e a precariedade a nível da habitabilidade”, garante o autarca.
Contudo, ainda que muito se queira fazer, “caberá ao Estado olhar para os mais desfavorecidos e dotá-los de mais condições”, sustenta Paulo Xavier. Na óptica do responsável, para combater estas situações “deveria haver uma desconcentração de poderes, possibilitando a actuação daqueles que melhor conhecem as populações”.