Raid agrícola por terras da Lombada

PUB.

Ter, 13/09/2016 - 09:51


A ninguém passa pela ca­beça o fenómeno do amor e amizade da família do tio João. No início deste mês o nosso Chico Cubo, artista do povo no acordeão e órgão, comemorou as suas bodas de ouro de vida: 50 anos. Ofereceu um jantar a cerca de 80 pessoas, no pavilhão multiusos de São Julião de Palácios. Parte desse grupo era da família do tio João, pessoas que andaram muitos quilómetros, desde Murça, Carrazeda de Ansiães e de al­gumas aldeias do concelho de Bragança. São as amizades feitas através do nosso programa, sim, porque os amigos não nascem, os amigos fazem-se e nós somos uma fábrica de fazer amigos. Já o tio Liberdade Jantaradas, de Sendim desabafou com a família: “fiquei encantado com a nossa família, fui ao Naso à festa, comecei a encontrar muitos casais da família e passámos o dia juntos a desfrutar da merenda e, na hora da despedida, já havia saudade. Foi um espectáculo, a família ajuda-nos a viver.”
Nas festividades do santíssimo sacramento, na Réfega, que é uma aldeia típica do nordeste transmontano, situada geograficamente nu-­ma zona de transição entre a chamada Lombada e a antiga Terra de Miranda, realizou-se o IV RAID AGRÍCOLA. É, também, uma terra de fronteira e, como tal, são seculares as múltiplas vivências com terras vizinhas espanholas, nomeadamente com Nuez de Aliste, Trabazos ou Alcañices, na região de Aliste, com fronteira marcada pelo rio Maçãs. Dista de Bragança, que é sede do concelho, cerca de 20 quilómetros. Mas afinal o que é um raid agrícola?
É um passeio de vários tractores e de outras máquinas agrícolas, visitando várias aldeias da Lombada, um convívio onde não falta tempo para comer e beber. Afinal, como podemos constatar, o tractor não serve só para trabalhar no campo. Também serve para passear e conviver, até porque nos dias que correm, quase todas as casas das aldeias têm um ou mais tractores. Só mesmo na Lombada para se lembrarem deste evento raro. Outra coisa  que constato e enalteço, é o facto de cada vez haver mais gente a subir à Serra da Nogueira. Eu também fui mas, como o meu passo é mais acelerado, passei por muita gente que já se vai preparando para ir à Santa Rita, no dia 18. Em sentido contrário cruzei-me com alguma pessoas que andavam à caça dos Pokémons.
Cada maluco tem a sua pancada!