Pelourinhos: Monumentos históricos - Os antigos 38 concelhos do distrito

PUB.

Ter, 31/05/2016 - 10:12


Um pelourinho estava diretamente associado à existência de um Foral. Era erguido na praça principal da vila ou cidade quando o Foral era concedido e simboliza o poder e autoridade municipais, uma vez que era junto ao pelourinho que se executavam sentenças judiciais de crimes públicos que consistissem em castigos físicos.
Os forais entraram em decadência no século XV, tendo sido exigida pelos procuradores dos concelhos a sua reforma, o que viria a acontecer no reinado de D. Manuel I de Portugal. Foram extintos por Mouzinho da Silveira em 1832.Os Forais foram concedidos entre o século XII e o século XVI. Eram a base do estabelecimento do município e, desse modo, o evento mais importante da história da vila ou da cidade. Era determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da comunidade, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes.
Símbolo do poder municipal está, desde 1860, no Jardim dos Oficiais, antiga Praça de S. Tiago. Provavelmente quinhentista, tem capitel com quatro braços, em cruz grega, rematados com figuras zoomórficas e encimado por figura sentada segurando um escudo.
Com mais de seis metros de altura assenta num berrão com cerca de 2 metros de comprimento, popularmente designado por Porca da Vila.
Os 38 pelourinho existentes no distrito de Bragança são os seguintes:
Bragança: Sé, Bragança; Rebordainhos; Faílde; Outeiro; Rebordãos; Gostei; Frieira; Sanceriz e Vial Franca.
 Carrazeda de Ansiães: Carrazeda de Ansiães, Ansiães; Linhares e Vilarinho da Castanheira.
 Freixo de Espada à Cinta.
 Macedo de Cavaleiros: Vale Prados; Nozelos; Chacim e Pinhovelo.
Mirandela: Mirandela, Torre de Dona Chama; Lamas de Orelhão; Abreiro e Frechas.
 Mogadouro: Mogadouro; Bemposta; Azinhoso; Castro Vicente e Penas Roias.
 Torre de Moncorvo.
 Vila Flor: Vila Flor; Vilas Boas; Freixiel e Santa Comba da Vilariça.
 Vimioso: Vimioso e Algoso.
 Vinhais: Vinhais; Vilar Seco de Lomba; Ervedosa e Paçó.
De referir também que Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais mantiveram o seu concelho e o respectivo pelourinho.
Alfândega da Fé e Miranda do Douro são os únicos actuais concelhos que nunca tiveram pelourinho em nenhuma localidade. Curiosamente, a localidade mais pequena que tem pelourinho é Pinhovelo, na freguesia de Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Como se avizinha o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, vamos recordar os jogos de antigamente que satisfaziam a infância de antigamente, através dos versos do tio José Carlos Pereira Corte Real, de Vilarouco – S. João da Pesqueira.
De referir também que só já faltam menos de duas semanas para o XXVII Piquenicão da Família do Tio João, que se vai realizar este ano no dia 12 de Junho, na Festa da Cereja, em Alfândega da Fé. Venha ver que bonita ela é!