Lazarinas, as laranjas de S. Lázaro

PUB.

Ter, 04/04/2017 - 10:44


Olá familiazinha! Chegámos ao quarto mês do ano. No passado domingo estivemos, pela quarta vez consecutiva, em directo de Argozelo, na Feira da Rosquilha, numa edição especial de domingão, com a participação da Família do Tio João. Para a semana estaremos na Feira do Pão, em Caçarelhos (Vimioso), continuando assim a promover os eventos das nossas terras.

No domingo foi também o dia de S. Lázaro, que é sempre o segundo domingo antes da Páscoa: “Domingo de Lázaro, Domingo de Ramos e na Páscoa estamos!”. Como em Bragança há a tradição de festejar o S. Lázaro na sua capela, vamos dedicar este número ao S. Lázaro e tentar saber o porquê das lazarinas, que são as laranjas de S. Lázaro, numa conversa com Isidro José Afonso, o responsável da obra de S. Lázaro. Recolhemos também algumas orações dedicadas a este santo, que queremos partilhar aqui convosco.

No mês de Abril que agora entrou, segundo o “Seringador”, deve semear-se milho nas terras secas, feijão rasteiro, abóbora, couve-galega, espinafres, ervilhas, melancia, melão, nabiças, pepino e rabanete. Deve plantar-se alface, batata, cebola, couves, pimentos e tomates. Devem colher-se ou apanhar maçãs, laranjas, tangerinas e limões. Outros trabalhos a não esquecer são o início das mondas e o sachar dos campos semeados no mês de Março. Semeia-se o milho e plantam-se as batatas em terras mais secas. Nas terras mais fundas, só no fim do mês; tosquiar as ovelhas no minguante da lua; defender a horta dos ataques dos insectos e das lesmas com pesticidas apropriados.

 

Quando eu era criança, já ia à festa do S. Lázaro, a que chamava também a festa das laranjas. O recinto não era nada do que é agora. Só havia um caminho, que é o caminho real para Miranda do Douro e havia a tradição de os namorados oferecerem laranjas às namoradas.

Afinal, o que é que a festa do S. Lázaro tem a ver com as laranjas? Segundo consta, quando os pobres vinham pedir esmola, as pessoas davam-lhes laranjas, pois era o que tinham nesta altura do ano para dar.

Isidro José Afonso falou-nos que as origens da ermida de S. Lázaro, em Bragança, se perdem no tempo. No local existe uma fonte que terá aparecido para saciar a sede aos viajantes em 1600. Só depois terá sido edificada a capela que foi reconstruída em 1918, desconhecendo-se também a data da sua construção original.

Segundo o tio Isidro, a capelinha estava ladeada por um estábulo de animais e por um silveiro do outro lado. Só em 1968 os pais dele tomaram conta da capela e da festa, que foram restaurando muito lentamente, recordando que as primeiras festas que se fizeram no local, renderam 5 contos de reis. Ao longo dos anos, alguns benfeitores de S. Lázaro foram doando terras ao redor da capela e, actualmente, já existe um bom recinto de festa, com um palco/altar fixo. Nesta festa todos os anos são comercializados centenas de quilos de laranjas no recinto da capela, onde a comissão de festas também tem à venda as chamadas lazarinas, ou laranjas de S. Lázaro, como forma de angariar fundos para a obra de S. Lázaro.

A festa tem início às 12:30 com a celebração da eucaristia, seguida de procissão acompanhada pela banda de música e a cerimónia religiosa termina com a bênção das laranjas.

Para terminar quero recordar que antigamente, neste dia, os mais destemidos da cidade mergulhavam da ponte velha do rio Sabor, quando ainda se podia tomar banho em água limpa no local.