Festival de Artes e Saberes da 3.ª idade

PUB.

Qua, 02/11/2016 - 10:00


Olá familiazinha! fez no passado sábado, dia 29 de Outubro, 27 anos que abri o microfone e o coração e me transformei de Nicolau Sernadela em tio João. Nesse dia nunca imaginei no que isto ia a dar! Mas afinal, como é que um programa de rádio aguenta tantos anos no ar? Porque da rádio fizemos Família! Não falamos com a boca. Não escutamos com os ouvidos. Falamos e escutamos com o coração! Diz o povo, quem vê caras não vê corações; nós não vemos as caras, mas sentimos os corações! Durante 27 anos vivemos diariamente um dia novo. Começamos o dia a animar o nosso povo. É magnífico saber que as pessoas nos escutam nas partes mais íntimas de cada casa: no quarto, às 6 da manhã, lá inicio o dia em cima de muitas mesas de cabeceira ou debaixo da almofada.
Há quem me acuse de ser um bom psicólogo de mesinha de cabeceira.
Enquanto houver gente de bom coração, haverá sempre família do tio João. Nós temos tudo na família. Só nos falta você! Apresente-se!
Na passada sexta-feira, dia 28 de Outubro, estive presente na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, no Festival de Artes e Saberes, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade, festa que aproveito para vos dar a conhecer, mais em pormenor, na página desta semana.

São uma equipa de cinco, ainda jovenzinhos, que passam o seu dia a dia, também divertindo e trabalhando para gente como vós e de várias maneiras, com gente que antes estava fechada em casa e agora integra o Clube Sénior 3G, nas instituições do concelho. Também organizamem festarolas à grande, como tão bem mereceis!
A pensar nisso, este valioso projeto, que está na sua terceira geração e, convenhamos com uma pujança que faz ver, realizou com pompa e muita alegria, um festival ímpar para vós, que sois história viva, onde se revelaram muitas das artes e saberes, que tão bem se guardam nos cofres das vossas memórias. O objectivo desta grandiosa iniciativa prendeu-se com a promoção de um envelhecimento ativo, ATIVAR -10- dizem eles, e isso é o que é preciso!
Para meu grande orgulho e gosto estive na apresentação do espetáculo e fui muito acarinhado e brindado por cada um dos idosos presentes, integrados em 17 instituições. Olhem que não foi engano! Dezassete instituições lá estiveram, mostrando o quanto se empenham e tratam de vós.
Para terem uma noção, participaram os centros sociais de Santos Mártires; São Pedro de Serracenos; Santo Condestável; de Izeda; de Baçal; de Rossas; de Espinhosela; de Parada; São Lourenço de Quintela; Santo António de Coelhoso; Casa de Repouso Santa Vitória; Casa de Repouso Nossa Senhora da Cabeça em Nogueira; Fundação Betânia; Palácio da Sabedoria; Santa Casa da Misericórdia e Obra Social Padre Miguel.
Da exposição, com os saberes ao vivo, onde estavam idosos que fiavam lã, faziam tricot, talhavam madeira, entre tantas outras artes, ao grandioso palco da Escola Secundária Emídio Garcia, por onde passaram mais de uma centena de idosos, numa tarde que se destacou pela diferença e elevada organização, esteve tudo “munto Bô!”
O vosso Tio João, cara Familiazinha, saiu de coração cheio de tanto partilhar e sentir a Gente Grande convivendo e mostrando a sua arte e saber.
Assim vos deixo, com um cumprimento especial de gratidão e apreço aos mais de 200 idosos presentes nesse Festival e a toda a restante familiazinha, desejando a este projeto a continuidade de um trabalho tão dedicado e singular, como têm demonstrado, pois esta rapaziada dos CLDS 3G é do catano e atrevem-se a fazer destes… Momentos Com Vida!