A brama dos veados no Parque Natural de Montesinho

PUB.

Ter, 04/10/2016 - 09:28


Olá familiazinha! Segundo reza o «Seringador», no mês de Outubro, devem-se semear ervilhas, favas, lentilhas, nabos, rabanetes, cenouras, espinafres (que se colhem pelo natal), coentros e agriões. No mesmo mês também se plantam espargos, couves, beterrabas e alhos, que devem ser plantados cedo e agradecem uma boa adubação potássica.
O que se pode colher ou apanhar são as castanhas, as nozes, as avelãs, as amêndoas, as abóboras, e os melões de inverno. Apanham-se ainda ameixas, figos, limões, maçãs, pêras, romãs e uvas. Nesta altura acabam-se as desfolhadas e as vindimas.
Devemos prosseguir a preparação dos terrenos cavando-os ou arando-os e estrumando-os abundantemente. Para os alhos pode-se empregar a cinza de fornos que, como é sabido, é muito rica em sais de potássio.
Devemos defender as hortaliças contra a possível aparição de geadas, por meio de folhas secas, caruma, palha, feno, etc.
Brindo-vos neste número com o outono da vida, da Tia Zita, de Celas, e do nosso amante da fotografia, Orlando do Nascimento, com a reportagem sobre a brama dos veados no Parque Natural de Montesinho, em Bragança.

Logo cedinho ainda de madrugada com muito ânimo e expectativa de fazer boas fotos, com muita paixão e amor pela fotografia, é hora de seguir os meus objectivos. Sozinho ou acompanhado, dirijo-me á zona previamente por mim estabelecida: serra de Montesinho, ou Rio de Onor. Para mim a fotografia é uma forma de expressão, cada fotografia é única, inclusive ela fixa para sempre cada momento preciso e transitório. Nós, amadores de fotografia, lidamos com coisas que estão continuamente a desaparecer ou mudar e momentos únicos que captamos irrepetíveis, não há outro método no mundo capaz de fazê-las voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória.
Os meses de Setembro até Novembro são o momento ideal para visionar e fotografar, os belos animais em estado selvagem, que coincide com a época do seu acasalamento.
Na época de acasalamento destes animais é possível observar, com alguma facilidade, o grande mamífero em algumas zonas do Parque natural de Montesinho.
Por esta altura, são mais fáceis de detectar pois encontram-se na altura do acasalamento, também chamada de época da brama. São os machos que se destacam pelos bramidos fortes, que vocalizam para atrair fêmeas e afastar outros machos competidores.
Assim, nesta altura do ano os veados que se encontram em plena época da brama, procuram atrair o maior número de fêmeas e defendê-las dos restantes machos, sendo os machos facilmente detectados pelos quase ensurdecedores chamamentos que solfejam.
Para além da observação directa, poderá recorrer ao uso de binóculos ou máquina fotográfica, para apaixonados da fotografia, para observar os animais mais distantes ou visualizar pormenores e comportamentos de determinados indivíduos.
Este é um espectáculo impressionante e único!
Nesta altura ano, os veados estão mais exaltados e aconselha-se a quem quiser observá-los a ir com um guia ou quem já conheça os seus hábitos e a não se aproximar demasiado para não interferir no espaço e distância a manter dos animais.

Orlando Nascimento – 2016