Vendavais - Quando cai o pano

PUB.

A expressão é muito antiga e deixa sempre no ar, uma intriga, um enigma ou a descoberta de algo interessante. Ficar a descoberto nem sempre é bom sinal e quando o pano cai pode descobrir muitas coisas, agradáveis ou não, que estavam encobertas. Assim, nem sempre é desejável ficar a descoberto.
O pano encobre sempre alguma coisa ou alguém. Seja como for, a expressão é deveras interessante, independentemente do objetivo com que se aplique.
Esta semana finda, o pano caiu e deixou a descoberto uma série de coisas deveras desagradáveis. No centro está Sócrates e o PS. O pano que acaba de cair era imenso. Não cobria só Sócrates, se assim fosse não seria necessário ser muito grande, apesar de tudo. Sobre ele muita coisa está descoberta, mas muito mais continua a ser destapada. Sobre tudo o que tem vindo a público sobre o antigo primeiro-ministro, já muito se disse e até se julgou. Todos julgam, todos tecem críticas e opiniões. Haja liberdade! Nada foi admitido por ele que se tem limitado a negar tudo de que é acusado, mas também nada foi proferido com sentença definitiva. As coisas transitam em julgado quando é necessário e depois nada se sabe. Por parte do Partido Socialista, Sócrates não recebeu nunca o apoio que esperava, mas estava com essa esperança na manga, até porque, alguém adiantou que seria um trunfo para as eleições presidenciais. Possivelmente também ele esperava isso mesmo. Esperava. Mas o PS cansou-se e não aguentou mais. Com o desastre do ex-ministro da economia, o tal dos corninhos, e todo o drama que ficou a descoberto e que o liga ao BES e a Ricardo Salgado, o PS puxou o resto do pano que faltava cair. E todos ficámos a saber que o PS ficou envergonhado com as atitudes e trafulhices que se descobriram acerca de Pinho. A venda da casa de Lisboa por cerca de 2 milhões, a compra da casa em Nova Iorque por mais de um milhão e a nova vida que leva em Manhattan e na China, para além das ligações a Sócrates e a Ricardo Salgado, foram demais. A tudo isto juntaram-se as transferências de muito dinheiro para offshores. O PS não aguentou mais e deixou cair o pano de tanta vergonha que tinha e a que se expunha. Foi o mais ajuizado.
Depois do pano cair e já todo descoberto um e outro, também Sócrates, percebendo que todo o apoio que esperava lhe faltou, abandonou o barco e lançou-se a nado em direção a terra. Saiu do PS e caiu por terra todo o sonho que alimentou durante algum tempo de vir a ser candidato às presidenciais.
A verdade é que o Partido Socialista nunca se quis comprometer com a situação do antigo primeiro-ministro. Aliás Costa foi visitá-lo, lembramo-nos bem, quando já se lhe apontava o dedo por não o ter feito logo no início. Foi o último a ir até à prisão visitar o correligionário, como uma obrigação que se impunha e não um desejo que devia satisfazer. A partir daí, nada mais disse. Pronunciou-se agora depois de Sócrates dizer que ia sair do Partido Socialista. E pouco disse a esse respeito.
Mas o PS está ferido de morte. Não sei se consegue aguentar tanto desatino dos seus ex-ministros e mesmo dos atuais, já que alguns estão na porta de saída com tanta farpa que lhes atiram e podem ferir gravemente. Possivelmente o pano que acaba de cair ainda não destapou tudo.
O palco onde toda esta gente se movimenta e contracena, parece ser demasiado grande e isso permite-lhes uma movimentação extraordinária, tão grande que é muito difícil segui-los. Deste modo, mesmo com o pano todo aberto, eles conseguem fugir aos olhares de todos os que estão no recinto. No Teatro, assistimos a peças maravilhosas e conseguimos perceber e entender todas as movimentações dos artistas. Todos têm um papel primordial na trama. Normalmente gostamos de ver, de assistir e aplaudimos no final a enorme representação dos artistas. É normal que assim seja. E quando o pano cai, não fica nada a descoberto. A peça acabou e nós percebemos tudo.
Mas no palco onde se movimentam estes outros artistas, tudo é diferente. O pano caiu para descobrir o que não se devia saber. A peça não estava bem escrita ou era desconhecida. Nós não a conhecíamos. O mal foi o pano ter caído antes de tempo!

Luís Ferreira