Que esquerda é a sua, senhor Costa?

PUB.

Sempre que um qualquer político, o primeiro-ministro que seja, proclama publicamente a superior bondade da esquerda, ou da direita, por uma qualquer subliminar associação vem-me à memória uma anedota em que um sargento pergunta a um recruta qual é a sua mão direita e este responde que é a do lado do coração.
No caso especialíssimo do actual primeiro-ministro fica-se mesmo com a ideia de que António Costa tem o coração do lado direito, no lado contrário da mão esquerda, portanto, que é tripla e marota, e que o leva a fazer coisas que ele não quer.
Só assim se compreende a política do seu governo no imbróglio gravíssimo que é a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Avançou com 19 machuchos (que fartura!), para a administração de um banco falido (mais um), que o Banco Central Europeu (BCE), que não é propriamente de esquerda, reduziu para 15 (haja decoro!).
BCE que igualmente chumbou a acumulação dos cargos de presidente do conselho de administração com o de presidente executivo, (um novo “dono disto tudo” estaria a caminho) e, ainda mais, exigiu experiência bancária a todos os administradores, que é como quem diz, parem de pôr “boys” a brincar com o fogo.
Como se vê as opções do primeiro-ministro António Costa para a CGD são claramente de direita, ainda mais que as do BCE, e seguem a linha tradicionalista de colocar o banco público, que foi criado para promover as classes menos abastadas, ao serviço, ou sob a tutela, dos grandes interesses privados. E o mais estranho é que a sua mão esquerda, a tal que é tripla e marota, esfregou a direita de contentamento.
E mais ainda: foi este governo de esquerda de António Costa que com a sua mãozinha direita sancionou privilégios faraónicos para os novos administradores da CGD, que ficam sem limites para ordenados, carros e cartões de crédito. E que, mesmo em caso de fracasso, não serão, por certo, responsabilizados.
E que estranha esquerda é esta do senhor Costa que cala e comunga, em silêncio comprometido, das obscenas subvenções vitalícias com que se auto presenteou a autista elite política que arruinou esta mal-amada nação?
Que estranha esquerda é esta do senhor Costa que hesita em dotar a Força Aérea dos meios necessários para combate dos incêndios florestais que, malgrado o sacrifico de bombeiros e populares, já alastram a aldeias e cidades e que, ao que se diz, representam chorudos negócios privados? Talvez por isso mesmo o seu combate não seja tão eficaz quanto poderia ser.
Será que o senhor António Costa se propõe fazer agora o que não fez em 2005, quando era Ministro da Administração Interna? Será que vai recuperar as mil e tantas casas de guardas que vigiavam eficientemente as nossas florestas no tempo do ditador Salazar?
O pior de tudo, porém, é que o grande incêndio da crise económica e social continua a arder e a consumir famílias e contribuintes, e os incendiários continuam à solta.
E se a direita não tem vergonha, a esquerda também não. Se assim não fosse não se desculpariam uns com os outros, e vice-versa, os seus discursos seriam mais coerentes e consequentes e as suas práticas mais transparentes.
E talvez Portugal fosse um país melhor, e com melhor democracia.
Este texto não se conforma com o novo Acordo Ortográfico.

Henrique Pedro