Porque corremos?

PUB.

A corrida está cada vez mais na moda, a cada dia que passa há mais gente a correr e há cada vez mais provas de corrida, quase para todos os gostos.
Então porque corremos?
Depois a necessidade e vontade de correr seguiu por outros caminhos. Passou a ser para no divertirmos, pelo prazer, para vencer, por motivos estéticos e de saúde (para “ficar em forma”) e para, alguns, ganhar a vida.
E agora é também e cada vez mais uma moda e um negócio muito lucrativo.
Cada um terá as suas razões mas há uma que sobressai e é comum a todas as justificações para correr, é a que faz com que o ser humano evolua: ao correr procuramos superar-nos.
O objetivo quer dos “mais profissionais” quer dos “semi-profissionais” é ser cada vez melhor, correr cada vez mais rápido e vencer.
Quanto aos outros, a maioria dos que começam a correr por motivos de saúde fazem-no após “um susto” ou porque estão muito gordos e antes que apanhem “um susto”.
Se é verdade que, ultimamente, aumentou muito o número de praticantes, do que agora se chama “running” (a mania dos estrangeirismos), também é verdade que a grande maioria deles já tem idade de veteranos (acima, e alguns muito acima, dos 35 anos).
Porquê?
Talvez porque os mais jovens não gostem de um pouco de esforço e por isso ainda não descobriram o prazer de correr.
Então, os que nunca iremos ganhar uma corrida, porque corremos?
Pelas razões que já expus e porque … somos loucos.
Sim para muitos somos loucos ou maluquinhos ou coisa do género.
Porque havemos de correr dez quilómetros, ou vinte, ou uma maratona (42.195 m), ou mais?
Os médicos até dizem que o exercício moderado faz bem, mas cuidado com os excessos.
Então porque não corremos só quatro ou cinco quilómetros? Para quê correr uma maratona? E o que é exercício moderado?
É evidente que não faz bem a ninguém ir para além dos seus limites e treinar (correr) demais, mas o “moderado” não é um valor absoluto, portanto varia de pessoa para pessoa, tendo que se ter em atenção a condição física de cada um, o peso, a idade, o tempo de prática, o volume (quantidade) do treino e a intensidade (velocidade).
Os mesmos vinte minutos de corrida à mesma velocidade podem ser um esforço muito intenso para um e ser muito “ligth” para outro.
É verdade que correr 5/10 kms chegariam perfeitamente para a manutenção de um estilo de vida saudável e o combate ao sedentarismo e ao que isso poderá acarretar de nefasto.
Então porque corremos maratonas e até nos deslocamos para bem longe para o fazer?
Primeiro porque, como disse atrás, somos loucos mas acima de tudo pelo desafio, pela superação dos nossos limites e dos nossos medos ou seja pelo que faz o ser humano não estar parado e procurar ir sempre um pouco mais além.
Se não fosse este espírito ainda comeríamos com as mãos, andaríamos a pé, não existiriam telemóveis e jamais teríamos ido à lua.
E é algo inexplicável, é algo que inicialmente se estranha e depois se entranha mas a que é necessário viver para poder entender.

 

Artigo de Carlos Fernandes
(Professor e técnico de atletismo)