VIMIOSO reúne idosos

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 17:13


Convívio e muita animação marcaram o I Encontro de Idosos do concelho de Vimioso, que decorreu na passada sexta-feira, no Santuário de Nossa Senhora de Pereiras, naquela vila transmontana.

Cerca de 400 idosos, oriundos das 21 aldeias do município de Vimioso, reuniram-se naquele espaço religioso, para passarem um dia recheado de actividades.
Durante a manhã os idosos fizeram as suas orações na capela do santuário, onde foi realizada a celebração solene.
Depois do almoço convívio, a festa e animação tomou conta dos mais velhos.
O concerto da mini-banda de Vimioso, a actuação do rancho folclórico da vila e os fados animaram a tarde dos idosos.
Foi ao som da música da banda que muitos dos participantes deste encontro deram um pezinho de dança, recordando os tempos de juventude.
“Quando era novo gostava muito de bailaricos, isto para mim é uma festa”, diz um idoso às gargalhadas, enquanto entra no bailarico.

Quebrar a solidão

Por sua vez, Maria Fernandes, de 73 anos, salienta que esta é uma festa muito bonita, onde os idosos do concelho passam um dia especial através do convívio e da animação.
“Deus queira que para o ano estejamos aqui todos juntos”, enfatiza a septuagenária.
Já Domingos António, natural de Matela, confessa que aquilo que mais gostou neste encontro foi da missa. “Este convívio devia realizar-se todos os anos. Durante a missa pedi saúde para poder participar nos próximos encontros”, acrescenta Domingos António.
Quebrar a solidão também é um dos objectivos de alguns idosos que marcaram presença na festa dos idosos. Emília Padrão conta que vive sozinha na aldeia de Campo de Víboras. “Sou viúva e a solidão acaba por tomar conta dos meus dias. Este dia é uma forma de conviver com outros idosos, partilhar experiências e vida e, ao mesmo tempo, quebrar a solidão”, relata Emília Padrão.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso, José Rodrigues, esclarece que já era tempo de os idosos do concelho serem lembrados através de um encontro.
“É aos idosos que nós devemos tudo, por isso a autarquia decidiu proporcionar-lhe um dia especial, onde todos se podem encontrar”, realça o edil.