PUB.

Trail na Rota do Careto com estreia positiva

PUB.

Ter, 31/07/2018 - 11:32


A Associação Desportiva e Cultural de Vila Boa de Ousilhão, em Vinhais, promoveu, no domingo, a primeira prova de trail. Irmãos Moreiras destacaram-se no percurso de 17 km.

A aldeia de Vila Boa de Ousilhão, no concelho de Vinhais, estreou-se no calendário de provas da Associação de Atletismo de Bragança com o Trail na Rota do Careto.

Os participantes, do trail e da caminhada, percorreram os trilhos da Serra da Nogueira, cruzando a maior mancha de carvalho negral da Europa e castanheiros centenários do Cabeço da Pedrosa

Lucinda Moreiras, em femininos, e Ilídio Moreiras, em masculinos, foram os vencedores da primeira edição da prova. Mais habituada a prova de estrada, a atleta da Associação dos Amigos do Campo Redondo, sentiu algumas dificuldades em alguns pontos do traçado face às pedras soltas dos trilhos. No entanto, no geral foi uma prova de grau de dificuldade baixo. “Para uma prova de trail era fácil. O percurso era excelente e com muita sombra”, disse Luicinda Moreiras.

Em masculinos, Ilídio Moreiras, também atleta da AACR, destacou a organização da prova e o percurso. “Para mim o percurso era difícil mas muito bonito. Foi excelente”.

A primeira edição do Trail na Rota do Careto e caminhada contou com cerca de meia centena de participantes. Tozé Vale, presidente da Associação Desportiva e Cultural de Vila Boa, acredita que no próximo ano é possível aumentar o número de atletas.

“Para o primeiro ano estou bastante satisfeito. Todos terminaram a prova e ninguém se magoou e isso é o que importa. Nas próximas edições queremos trazer mais pessoas de fora da região”.

Tozé Vale quer na próxima edição envolver mais associações para fazer crescer uma iniciativa que “promove Vila Boa e a sua cultura”.

O 1º Trail do Careto contou com a organização da Associação Desportiva e Cultural de Vila Boa em parceria com a Associação de Atletismo de Bragança.

As provas de trail running regressam ao concelho de Vinhais no próximo dia 2 de Setembro com a “Rota do Fumeiro”.

 

 

Jornalista: 
SM