SENDIM tem viatura de desencarceramento

PUB.

Ter, 05/04/2005 - 17:47


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (AHBVS), concelho de Miranda do Douro, tem, agora, à disposição uma nova e completa viatura de desencarceramento, para dar resposta aos acidentes que ocorram na sua área de intervenção.

Segundo o presidente da AHBVS, Ilídio Rodrigues, “o novo equipamento de socorro vem preencher uma lacuna existente na corporação, já que existia apenas algum equipamento do género, o que por vezes não chegava para dar a resposta pretendida”.
A viatura, aquartelada na vila de Sendim, encontra-se num ponto estratégico, visto que esta localidade fica num ponto estratégico da Estrada Nacional 221, uma via problemática em termos de acidentes de viação, muitos deles com um elevado grau de gravidade.

Bombeiros recebem formação

O novo equipamento é de intervenção rápida e versátil e pode ser complementado com outros elementos de socorro adicionais, o que proporciona outra operacionalidade aos soldados da paz em termos de socorro de pessoa e bens.
Com este equipamento de socorro a aposta seguinte vai para a formação dos bombeiros. “Os nossos homens já desenvolveram e estão a desenvolver cursos de formação na área do desencarceramento, para as quais há já uma reposta eficaz a solicitações”, afiança Ilídio Rodrigues.
Este novo equipamento pode, ainda, dar apoio aos concelhos vizinhos caso seja solicitada a sua intervenção.
A viatura de desencarceramento custou cerca de 50 mil euros, sendo comparticipada em 30 mil euros pelo Serviço Nacional de Bombeiros (SNB).