class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-193865 node-type-noticia">

            

Rui Muga e Tânia Fernandes vencem segunda prova do Campeonato Distrital de Corrida de Montanha

Dom, 29/01/2023 - 20:21


Os dois atletas do C.A. Macedo de Cavaleiros subiram ao lugar mais alto do pódio, apesar das dificuldades impostas pelo gelo que havia ao longo do percurso de 15 quilómetros.

São Julião, aldeia do concelho de Bragança, recebeu este domingo a segunda prova do Campeonato Distrital de Corrida de Montanha da Associação de Atletismo de Bragança, depois de dois anos de interregno, devido à pandemia.

Foram bravos os cerca de 90 atletas em competição que tiveram como grande desafio as temperaturas negativas e o gelo ao longo do percurso, que obrigou, por vezes, a abrandar o ritmo.

Rui Muga cortou a meta isolado na primeira posição, com o tempo de 01h01m11s, e repetiu o feito de 2020. “O percurso era idêntico ao da edição anterior, mas este ano apanhámos muito gelo ao longo do percurso. Nunca tinha feito uma prova com tanto gelo. Depois, a concorrência era forte. O meu colega, o Ilídio, impôs um ritmo forte logo no início. Na parte final ataquei e acabei por vencer”, referiu o atleta do C.A. Macedo de Cavaleiros.

Muga já se prepara para defender o título nacional de Corrida de Montanha e a prova deste domingo foi um bom treino para o bicampeão nacional.  “Vou tentar, mas não vai ser fácil pois aparecem sempre novos atletas e é um título que todos querem conquistar”.

O Campeonato Nacional de Corrida de Montanha 2023 está agendado para o dia 30 de Abril, em Castro Daire.

O pódio ficou completo com Ilídio Moreiras (C.A. Macedo de Cavaleiros) no segundo lugar e o espanhol Santiago Mezquita (Solo Runners) na terceira posição.

No sector feminino, Tânia Fernandes arrecadou o primeiro lugar. A atleta do Macedo também apontou o gelo que havia no percurso como o maior obstáculo. “O mais difícil foi o gelo. A primeira parte do percurso foi para aquecer e na segunda puxei mais um bocadinho o ritmo o que me deu vantagem”.

Tânia Fernandes venceu o Trail da Lombada mas é nas provas de estrada que se destaca. A atleta lidera o distrital da modalidade, com vitória na Corrida São Silvestre de Mirandela e Corrida à Geada de Vinhais.

Lucinda Moreira (C.A. Macedo de Cavaleiros) terminou no segundo lugar e Inês Neto (Ginásio Clube de Bragança) foi terceira classificada.

O Trail da Lombada foi organizado pelo G.D. Bragança e contou com cerca de 90 atletas. Segue-se o Trail dos Diabos no dia 25 de Fevereiro, em Vinhais.

 

Jornalista: 
Susana Madureira