Ter, 13/09/2005 - 16:39
A pista que dá acesso à Serra estava bem tratada para receber os vários pilotos que mostraram a sua exibição nesta prova de competição.
Os farnéis foram preparados de véspera e em grupos subiram a montanha para o melhor lugar, longe de algum azar que porventura pudesse acontecer. Contudo, não aconteceu nenhum incidente, a organização esteve à altura na realização deste grande evento.
Durante a tarde, os curiosos desciam ao povoado já com a merenda comida e contentes por passarem um dia diferente, vibrando aqui e ali com o roncar dos motores dos carros, que nas várias subidas iam alegrando o público ali presente. Milhares de pessoas estiveram presentes no maior evento desportivo motorizado do Nordeste Transmontano, mostrando, assim, a sua paixão por este desporto.
Várias entidades envolvidas
O Nordeste Automóvel Clube –NAC foi o organizador desta rampa, uma prova extra do Campeonato Nacional de Montanha. O presidente do NAC agradeceu o apoio dado por alguns patrocinadores, ao mesmo tempo que enalteceu a presença de um transmontano residente no Algarve, mas que ama a sua terra natal: Orlando Lopes.
A Câmara Municipal de Bragança, a Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano, bem como alguns anónimos deram o seu contributo para ajudarem a levar por diante esta rampa.
Numa determinada altura do discurso, a emoção tomou conta do presidente do NAC, José Joaquim, que estava satisfeito com o trabalho realizado pela associação que lidera. Este trabalho tem longos meses de preparação. O passado sábado foi um dia de trabalho intenso para toda a equipa que preparou a prova. Domingo foi o culminar de todo este trabalho com a realização da competição.
Prova sem incidentes
Aos Bombeiros Voluntários de Bragança também não faltaram elogios, pela forma como os 50 homens e mulheres se posicionaram no terreno e como apoiaram toda a prova. Aos médicos e enfermeiros do Hospital Distrital de Bragança ficou, igualmente, o elogio e o agradecimento por parte de José Joaquim, embora e felizmente não fosse necessária a sua intervenção. A Federação Portuguesa do Automóvel e Karting – FPAK, também foi distinguida pela forma como apoiou o NAC.
Depois de terminada a prova ficou a esperança de que para o ano tudo corra ainda melhor e que a Federação tenha em conta a tranquilidade em que decorreu esta competição. Sem qualquer tipo de sobressaltos, esta prova mostrou estar ao nível de qualquer prova disputada no País.
O almoço teve lugar nas Instalações do NERBA com a presença de todos os participantes.
Classificação Final Oficial:
1º - António Nogueira, em Porshe 911 Turbo GT
2º - Juan Esperon Dominguez, em Suzuki Montino
3º - António Nogueira, em Ford Escort
4º - António Cunha, em BMW M3
5º Joaquim Teixeira, em Renalt Clio RS 2.0
Abandonaram a prova, João Monteiro e José Marcelino.