Primavera nas ruas de Bragança

PUB.

Ter, 31/05/2005 - 16:16


Flores, árvores, borboletas, muita cor e animação marcaram, na passada terça-feira, o desfile de Primavera que percorreu as ruas de Bragança.

Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia da Sé, contou com a participação de cerca de 1600 alunos de nove infantários e 13 escolas do 1º ciclo daquela freguesia da cidade e do mundo rural.
Para além dos elementos da natureza, as crianças alertaram, ainda, para alguns problemas que afectam a região, nomeadamente a falta de água e os incêndios.
Os alunos da escola de Santa Clara encarnaram o papel da floresta, das chamas e dos bombeiros, para sensibilizarem a população para este flagelo de Verão.
O apelo para poupar água foi deixado pela escola das Cantarias. Os mais pequenos vestiram-se de gotas de água e uniram-se com cartazes que alertavam para a necessidade de poupar água, visto que este é um bem indispensável.
Este é o segundo ano que o desfile de Primavera sai à rua, para mostrar à comunidade o valor da natureza.

Convívio entre escolas

Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Sé, Paulo Xavier, “esta iniciativa procura fomentar o convívio entre os alunos das diferentes escolas e, ao mesmo tempo, proporcionar à população um desfile multifacetado e cheio de animação”.
O desfile de Primavera surgiu para “substituir o tradicional desfile de Carnaval”, visto que as condições climatéricas costumavam perturbar este evento.
Esta iniciativa contou com a participação das escolas primárias de Santa Clara, Estação, Cantarias, Campo Redondo, Artur Mirandela, Toural, Misericórdia, Mãe d`Água, Formarigos e Loreto.
As escolas de S.Pedro, Samil e Alfaião também marcaram presença no desfile e foram as únicas representantes do Mundo Rural.
Quanto aos infantários desfilaram alunos dos jardins da Estação, Caritas, Santos Mártires, Obra Kolping, S.João, Coxa, Santa Clara, S.Tiago e Cinderela.