Ter, 22/03/2005 - 15:23
O acompanhamento espiritual que presta aos casais tem vindo a preencher a agenda de casamentos do padre José Rodrigues, sejam eles em Trás-os-Montes, noutras zonas do País, ou mesmo no estrangeiro.
Cristina e João Carlos são apenas um exemplo de um jovem casal que se deixou cativar pela forma como o sacerdote conduz a cerimónia do matrimónio. A noiva chegou à igreja com meia hora de atraso, mas José Rodrigues não fez má cara. Antes pelo contrário, recebeu a jovem com uma salva de palmas e com um largo sorriso, que de imediato contagiou os presentes. É com este pequeno gesto que o pároco de Santa Comba liberta os noivos do nervosismo próprio das circunstâncias. As palavras de cumplicidade entre o padre e os casais encarregam-se do resto, ou seja, de transformar o casamento numa verdadeira festa. “Sentir esta felicidade estampada no rosto dos casais é muito gratificante para mim”, explica o sacerdote.
Mesmo depois do casamento, José Rodrigues garante o acompanhamento espiritual dos casais, utilizando os mais diversos métodos. “Se precisarem de mim e se não for possível o contacto pessoal, o acompanhamento pode ser feito por telefone ou pela Internet, que é um meio muito importante que a tecnologia pôs à nossa disposição”, salienta o pároco.
Há vários anos que José Rodrigues dispõe de acesso à Web na residência paroquial de Santa Comba, pois não ignora as potencialidades deste meio “na tarefa de evangelizar e de espalhar, um pouco, a nossa alegria de viver”.
As solicitações crescem a olhos visto e o sacerdote prepara-se para celebrar dois casamentos além fronteiras. Um terá lugar em França, em Setembro, e outro decorrerá em Espanha, unindo um emigrante no Brasil e uma jovem castelhana.