Ter, 22/03/2005 - 16:43
Segundo o vereador do município de Mogadouro, António Pimentel, as proposta para as obras de consolidação da ponte já tinham sido abertas a 14 de Fevereiro.
O autarca garantiu que as Estradas de Portugal (EP) transmitiram que “a ponte estaria reaberta aos veículos com mais de dez toneladas , lá para o final do mês de Abril”.
Recorde-se que, há quase dois anos, foi detectada uma fissura no arco suportado pelos pilares um e dois da ponte, com cerca de cinco centímetros e uma deficiência num dos pilares de sustentação.
Esta situação levou, numa primeira fase, ao encerramento da travessia ao trânsito, por parte da empresa EP, a todos os veículos com mais de dez toneladas.
Posteriormente as restrições foram apenas para os veículos de mercadorias, com mais de dez toneladas, uma decisão que gerou um “autêntico braço de ferro” entre a autarquia local e os responsáveis da EP.
De acordo com os responsáveis autárquicos durante o período de encerramento ao trânsito a veículos comerciais, houve custos acrescidos nas mercadorias transportadas para o concelho de Mogadouro, já que os camionistas tinham de percorrer um trajecto alternativo com mais 70 quilómetros.