Natação fecha época

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:30


Mais de uma centena de jovens, entre os 6 e 12 anos, terminaram a época de natação da Escola de Bragança.

A prova, que contou com atletas de Bragança Macedo de Cavaleiros e Vinhais, durou perto de quatro horas sempre a nadar. De resto, há que registar o facto dos pais terem enchido as bancadas a puxar pelas crianças, que assim acabaram motivadas, alegres e com uma medalha ao peito.
Esta prova final veio de encontro ao campeonato inter-regiões que durou praticamente um ano. Na altura Bragança, São João da Pesqueira, Vila Real, Macedo de Cavaleiros, Chaves, Sernancelhe e Vila Real juntaram-se várias vezes em várias piscinas das equipas participantes e coroaram a época com uma prova que propôs aos diversos jovens vários sonhos para o futuro.
Alguns querem ser alguém no panorama nacional e outros querem mesmo sonhar com jogos olímpicos, o que não deixa de ser interessante. É que se olharmos para trás, ninguém se atreveria a pensar assim porque não havia condições.
Hoje, na Escola de Natação de Bragança há j500 alunos inscritos, número nunca pensado antes e muita miudagem já clarificou bem as suas ideias. Querem trabalhar com os técnicos, dia a dia e com muita confiança, porque só assim há frutos.
Para os pais que estiveram presentes no encerramento da época, já não existem dúvidas. Estas condições mudaram para melhor a maneira de pensar dos seus filhos. Estão mais responsáveis e querem treinar afincadamente para melhorar os resultados. Tudo devido ao método de concentração que aprenderam nas aulas de natação.
A natação, contudo, não tem sido só para as crianças. Este ano já passaram pelas Piscinas Municipais mais de 70 mil nadadores, entre pessoas de todas as idades que querem e procuram, com esta disciplina desportiva, momentos de lazer e de boa forma física.
Assim termina a época da Escola de Natação, que deixa a esperança de Bragança, na qualidade de Campeão Regional poder contar, um dia, com alguns atletas de alta competição.
Como dizia, em 1985, o então seleccionador nacional de Futebol de Portugal, José Torres, na fase final de Mundial de México, “Deixem-nos sonhar!”