MURÇA capital do Autocross

PUB.

Ter, 19/04/2005 - 18:34


Milhares de pessoas assistiram, este fim-de-semana, às provas do Campeonato Europeu de Autocross e do Nacional de Kartcross, que decorreram na pista de Murça.

A competição, organizada pela Câmara Municipal de Murça (CMM), Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), Federação Internacional de Autocross (FIA) e Federação Portuguesa de Autocross e Kartcross, contou com a participação de cerca de 70 concorrentes provenientes de diversos países da Europa. Assim, na pista de Murça correram pilotos da República Checa, Alemanha, Espanha, Suiça, Holanda, Rússia, Letónia, Itália e, obviamente, Portugal.
Entre o leque de concorrentes lusos figurava o bragançano João Domingues, líder do Campeonato Nacional de Autocross – Divisão 1. Na prova deste fim-de-semana, o piloto do team Auto Rujo-Brig Racing conseguiu classificar-se em nono lugar, sendo o pódio ocupado por três nomes estrangeiros. O russo Sergey Kvashnin assegurou a primeira posição, seguido do compatriota Achot Ervadian e do checo Marcel Egg.
Após a entrega de prémios, o presidente do ACVR, Eduardo Passos, reafirmou a importância de Murça como Capital do Autocross em Portugal. “A aposta foi ganha mais uma vez, pois conseguimos trazer a Murça os melhores pilotos e reunir uma numerosa assistência, pelo que estão reunidas as condições para que Murça continue a ser a Capital do Autocross em Portugal”, sublinhou o dirigente.

Câmara investe na pista

O numeroso público presente é, segundo o responsável, a prova de que “as pessoas gostam destes eventos, mesmo sob a ameaça de chuva”.
Eduardo Passos revelou que a opinião dos dirigentes da FIA é favorável à permanência do Europeu em Murça, dado que a pista da vila tem sofrido diversas melhorias. “Falta, apenas, melhorar as condições de acolhimento dos pilotos ao nível do paddock e criar instalações sanitárias para que os pilotos possam estar aqui alguns dias”, explicou o dirigente.
Os investimentos na melhoria das condições têm vindo a ser feitos pela Câmara de Murça, cujo presidente, João Teixeira, vê na modalidade uma forma de promover o concelho. “É uma aposta que a Câmara faz nesta maravilhosa pista para dar resposta às solicitações da Federação Internacional, em termos de Campeonato Europeu”, salientou o edil.
Após a rectificação de traçado e piso desenvolvida em 2004, este ano procedeu-se ao alargamento do paddock e à colocação de um rail triplo para reforçar as condições de segurança. A pensar na edição do Europeu de 2006, a CMM vai construir balneários e sanitários que permitirão acolher os pilotos com todas as condições.
“É um investimento forte, mas que compensa, porque a divulgação de Murça ultrapassa as fronteiras”, salienta João Teixeira.
Em termos de desporto automóvel, a vila prepara-se, agora, para acolher a Rampa Automobilística Porca de Murça, que o Sport Clube da Régua organiza no próximo dia 30.