Moncorvo expõe atentados ao ambiente

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 17:17


Fotografias e amostras de vários tipos de lixo, incluído embalagens tóxicas, fazem parte da exposição “Não lixem a paisagem!”, patente no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.

Esta mostra, que se distingue das exposições habituais pelo seu carácter “provocatório”, procura sensibilizar e consciencializar a população para colocar o lixo nos locais adequados.
A exposição insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente e retrata as agressões ao meio ambiente, que se verificam um pouco por toda a região transmontana.
Como o concelho de Moncorvo não é excepção, o Museu do Ferro e da Região recolheu algumas fotografias e amostras na região para sensibilizar os habitantes a usarem o Ecocentro, que se encontra em funcionamento na zona industrial daquela vila.

Acabar com os “monstros”

O objectivo dos membros da organização desta mostra não é “que as pessoas gostem da exposição, mas sim que gostem da natureza”.
Para extinguir os “monstros” que se encontram, muitas vezes, nas bermas da estrada, nomeadamente colchões velhos, carcaças de fogões, frigoríficos, televisores e máquinas de lavar, o Museu do Ferro aposta nesta mostra, como uma medida pedagógica.
Também foi colocado um mini-ecoponto junto da exposição, para sensibilizar as pessoas a reciclarem os objectos inúteis.
E, como a paisagem é um bem a defender, a exposição conta com a frase chave: “Não faça noutros sítios, o que não gostaria de ver à sua porta”, para promover o civismo nas pessoas.