Ter, 30/08/2005 - 18:26
Já foi encontrado o corpo do jovem de 14 anos que se afogou no rio Sabor, junto a Torre de Moncorvo, na passada quinta-feira.
O cadáver foi resgatado no sábado, à hora de almoço, altura em que os bombeiros deram as buscas por terminadas.
Os mergulhadores viram-se obrigados a remover uma quantidade significativa de lenha para conseguir que o corpo viesse à superfície.
A vítima é Domingos Cancela, um jovem que residia em Nozelos, no concelho de Torre de Moncorvo. A vítima tinha ido regar uns campos na companhia de um familiar, mas, como o calor era muito, decidiu refrescar-se nas águas do rio Sabor. Ao que foi possível apurar o jovem não sabia nadar e depressa desapareceu nas águas escuras do rio, junto à chamada Ilha do Espanhol, a cerca de um quilómetro a montante da foz do rio.
Dado o alerta, os Bombeiros de Moncorvo montaram um dispositivo de resgate que envolveu os Grupo de Mergulho dos Bombeiros do Distrito de Bragança. Durante dois dias, os soldados da paz passaram o local a pente fino, mas o lodo e a lenha acumuladas no fundo do rio dificultaram as operações.
O corpo só foi resgatado 48 horas depois do afogamento, tendo sido retirado completamente coberto de lama.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, Adriano Reis, o principal inimigo dos mergulhadores foi o lodo e os pedaços de árvores que se encontravam no leito do rio, cuja profundidade, naquele local, ronda os 3,5 metros.
Para facilitar as operações, os BVTM tiveram de retirar a lenha acumulada no curso de água, pelo que o corpo acabou por vir à superfície.
Recorde-se que Domingos Cancela é o segundo jovem que morre por afogamento no rio Sabor, durante o mês de Agosto, na zona do concelho de Bragança.
No início do mês, um rapaz, que ia participar no Festival de Bandas de Garagem de Maçores, perdeu a vida na Foz do Sabor.