Inglês vai às aldeias

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:56


Os alunos dos infantários e escolas primárias do concelho de Vinhais estão a aprender a falar Inglês, uma actividade inserida no programa lectivo, para proporcionar aos mais novos uma maior destreza na aprendizagem de novas línguas.

Esta iniciativa, financiada pela Câmara Municipal de Vinhais (CMV), está a decorrer pelo segundo ano consecutivo e abrange, também, as crianças do Mundo Rural.
Durante cerca de uma hora, os alunos aprendem inglês, ao mesmo tempo que se divertem com as canções e danças realizadas pelos desenhos animados, naquela língua.
Na óptica do professor de inglês, Antero Freitas, “esta é uma forma lúdica de ensinar às crianças uma língua nova, porque eles cantam e dançam e, ao mesmo tempo, vão aprendendo o vocabulário”.
Na escola primária de Ervedosa, um dos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Vinhais contemplada com o ensino de inglês, os quatro alunos confessam que adoram as aulas de Inglês.
Por sua vez, a professora da escola, Cristina Silva, salienta a importância desta actividade para as crianças. “São apenas quatro crianças que, com estas aulas, ficam mais motivados, até porque são sessões bastante activas, onde os alunos participam e isso é bom para o desenvolvimento deles”, explica a docente.
Quanto aos resultados, Cristina Silva refere que ainda é muito cedo para fazer prognósticos, uma vez que “o ensino do inglês na escola de Ervedosa só teve início este ano lectivo e as aulas são muito espaçadas”.

Autarquia tem falta
de recursos

Este ano, as aulas de inglês estão a decorrer em dez escolas do concelho (cinco infantários e cinco escolas primárias), mas o presidente do Agrupamento de Escolas, Humberto Martins, afirma que “o município devia proporcionar este tipo de ensino a todas as crianças do concelho”.
Segundo o chefe de Divisão Sócio-Educativa da CMV, João Luís Afonso, “não é possível contemplar todas as escolas, porque a autarquia não dispõe de recursos financeiros e humanos para abranger todos os estabelecimentos de ensino”.
De acordo com o professor Antero Freitas, “tendo em conta a distância percorrida para chegar a todas as aldeias, este projecto representa uma extrema dificuldade de concretização”.
No entanto, o docente salienta a importância dos mais pequenos começarem a aprender Inglês em tenra idade. “As crianças que começam a aprender Inglês desde cedo ganham, desde logo, uma capacidade comunicativa muito maior. Como as aulas são bastante lúdicas, as crianças ficam com vontade de aprender mais e, um dia mais tarde, têm muito mais facilidade em assimilar línguas novas”, acrescenta o professor.
Apesar de, no próximo ano lectivo, o ensino do Inglês passar a fazer parte dos conteúdos programáticos, a partir do terceiro ano do primeiro ciclo, João Luís Afonso garante que o projecto é para continuar, uma vez que “está a ganhar bases bastante sólidas”.