Idosos bailam no Naso

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 17:18


“Um dia grande e uma recordação para os mais novos ”. Foi assim que grande parte dos cerca de mil e duzentos seniores presentes no santuário da Senhora do Naso, concelho de Miranda do Douro, classificou o V Encontro de Idosos organizado pela autarquia local.

O dia começou com uma celebração religiosa presidida pelo, bispo de Bragança Miranda, D. Montes Moreira, já que o encontro se realizou num local de culto por excelência do Planalto Mirandês.
Depois da refeição foi tempo para pôr a conversa em dia, pois havia pessoas que, embora residentes em aldeias próximas umas das outras, não se encontravam há mais de 50 anos. Pelo meio ficam histórias de uma vida e muita coisa para contar.
Durante a festa fomos encontrar pessoas que ainda demonstravam uma enorme vontade de viver, como foi o caso de Conceição Domingos, uma senhora que, do alto dos seus 82 anos, deu conta do seu dia-a-dia. “Apesar da idade ainda faço toda a lida da casa e da lavoura como se fosse uma jovem com 18 anos”, garantiu a senhora, enquanto entrava numa dança tradicional.

Aproveitar a vida

Quanto aos sentimentos de outros participantes, a alegria de viver era uma constante. A maioria dos idosos entrou na festa mas a “idade já começa a pesar”, tal como referiu Francisco Martins, de 73 anos. Agarrado ao seu par, não parou de dançar um instante, apesar do calor que se fez sentir na tarde do passado sábado. “Temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos vai dando, porque as tristezas são para esquecer, nem que seja por umas horas”, dizia Francisco Martins.
Enquanto decorria o baile tradicional, muitas eram as pessoas que, com a uma notória alegria de viver, se abeiravam da nossa reportagem para contar um pouco da sua vida, muitas vezes difícil. “Os tempos eram outros e a guerra civil espanhola também passou por aqui, pois muitos espanhóis vinham às nossas aldeias para se esconderam”, recordava um grupo oriundo de São Martinho de Angueira, com um certo sentimento de nostalgia pelos laços de amizade que foram criados nesses tempos.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, o encontro é considerado pela organização como “a Festa da Amizade, pois o objectivo é juntar todos idosos do concelho para conviverem e terem um dia diferente”.