Idosos aprendem cerâmica

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 15:39


Sensibilizar os idosos para as actividades artísticas, com vista ao preenchimento do quotidiano da classe sénior, é o principal objectivo do curso de cerâmica e porcelana, que está a decorrer em Bragança.

Esta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia da Sé, conta com a colaboração de todas as instituições de Solidariedade social da cidade.
Durante três meses, cerca de 80 idosos vão frequentar aulas de formação, onde serão elaborados diversos trabalhos artesanais em cerâmica e porcelana.
Esta actividade vai encerrar com o III Encontro de Artes Tradicionais, a realizar de 10 a 12 de Julho, em Bragança, onde vão estar expostos todos os trabalhos elaborados pelos idosos durante o curso.
Através desta iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia da Sé (JFS), Paulo Xavier, salientou a importância de “se elevar a auto-estima dos idosos através de práticas criativas, para que eles se valorizem pessoal e socialmente”.
Segundo o autarca, este curso insere-se num conjunto de iniciativas promovidos pela JFS, com vista à melhoria da qualidade de vida dos habitantes com mais idade. “Já organizamos diversas actividades, nomeadamente passeios turísticos e concursos, e no ano passado realizamos um projecto destinado ao intercâmbio entre os idosos e a geração mais jovem designado “O Saber dos Avós”, recordou Paulo Xavier.