Ter, 20/09/2005 - 15:43
Esta iniciativa tem como principal objectivo incentivar os criadores a apostarem nesta raça característica do Nordeste Transmontano, uma vez que a carne bovina da raça Mirandesa, é distinguida e apreciada por um grande número de consumidores.
Durante o desfile dos animais, que permite aos vários criadores uma oportunidade de convívio e troca de experiências, os visitantes também podem conhecer melhor as características genuínas dos animais de raça mirandesa.
A raça mirandesa é uma fonte de rendimentos considerável para os produtores de gado do Nordeste Transmontano, que durante este ano têm vindo a ser afectados pela seca que assola a região. Por isso, os concursos de bovinos de raça mirandesa têm registado um menor número de participantes, uma vez que os animais já começaram a perder peso e os criadores acabam por não concorrer.
Neste concurso, que abrange os produtores da área geográfica do Solar da Raça Mirandesa, premiou os touros, os novilhos sem desfecho e com o primeiro desfecho, as vacas até cinco anos e a partir dessa idade e as novilhas sem desfecho e com o primeiro desfecho.
Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e contou com o apoio da Associação de Defesa Sanitária, da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, do Instituto de Investigação Agrária e da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.
O concurso que decorreu na localidade de Gralhós foi animado pelo grupo musical Galandum Galundaina.