Estudantes escolhem profissão

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 15:13


Ingressar no Ensino Superior é a vontade da maioria dos alunos quando chegam à meta do Ensino Secundário. Para facilitar a decisão dos jovens estudantes, a Escola Secundária Emídio Garcia (ESEG), em Bragança, organizou uma mostra de cursos superiores, onde estiveram presentes estabelecimentos de Ensino Superior de todo o País.

A iniciativa designada “Ensino Superior: Que opções”, decorreu na passada quinta e sexta-feira nas instalações da ESEG, e foi “a primeira iniciativa desta envergadura realizada na cidade de Bragança”.
Os alunos das escolas do Nordeste Transmontano visitaram esta exposição, constituída por 20 Instituições do Ensino Superior, e reuniram informação sobre as possibilidades de escolha que podem fazer no final do 12º ano.

Saídas profissionais
influenciam escolhas

Apesar da maioria dos alunos ainda não ter uma decisão tomada quanto ao curso que vão seguir, nesta mostra aperceberam-se, também, que devem aliar as suas preferências às saídas profissionais que os cursos oferecem.
A aluna do 12º ano da ESEG, Helena Pires, confessou a sua preferência por um curso na área da saúde e realçou a importância desta iniciativa para os alunos obterem informação e tomarem “uma decisão mais consciente”.
Para Simona Constantinescu, também aluna do 12º ano da ESEG, esta mostra ajudou-a a pensar no futuro profissional com outra visão. “Estava indecisa entre gestão de empresas ou engenharia, mas já me disseram que as engenharias têm mais saídas profissionais, agora vamos ver…”, revelou a jovem estudante.
No entanto, as saídas profissionais e a vocação não são as únicas variantes ponderadas pelos alunos. De acordo com o jovem estudante, José Pinelo, as artes são uma paixão, mas “ a decisão final também vai ser tomada em função da média”.

“A saúde não é a única opção”

Segundo a psicóloga da ESEG e membro da organização desta mostra, Fernanda Maria, “esta iniciativa está vocacionada sobretudo para alunos do 12º ano, no entanto os alunos do 9º, 10º e 11º ano também podem visitar esta mostra. Na ESEG temos um programa de orientação que começa logo no 9º ano”.
Por isso, Joel Benides, aluno do 10º ano, decidiu deslocar-se ao espaço da mostra para conhecer as escolhas futuras que pode optar.
Na óptica da psicóloga, a falta de informação não é o principal problema dos estudantes, pois, actualmente, a Internet faculta muito material. “O maior obstáculo dos alunos é a falta de apoio dos pais para falarem sobre as alternativas dos cursos do ensino superior”, acrescentou Fernanda Maria.
A responsável alertou ainda para a necessidade de mudar mentalidades no sentido de mostrar aos jovens que não é só a saúde que tem saídas profissionais. “Há outras áreas, nomeadamente a área das tecnologias e das engenharias, que podem ser uma boas escolhas”, referiu a psicóloga.