Elas também sabem jogar futebol

PUB.

ESTA NOTÍCIA É EXCLUSIVA PARA ASSINANTES

 

Se já é Assinante, faça o seu Login

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA, SEMPRE ACESSÍVEL

Ter, 19/04/2016 - 15:32


Há muito tempo que o futebol deixou de ser um mundo exclusivo de homens. Há cada vez mais raparigas a praticar o desporto rei. O Dia do Futebol Feminino provou isso mesmo. Perto de cem de jogadoras, dos escalões de sub-13 e sub-15, estiveram, na passada quarta-feira, no Estádio São Sebastião, em Mirandela, na fase regional do evento. A iniciativa é determinante para cativar mais raparigas para a prática do futebol e tem como grande parceiro o Desporto Escolar. Aliás, é um “parceiro fundamental” segundo Francisco Neto, seleccionador nacional.

“É onde estão as jogadoras, na escola, e temos que ir ao encontro delas através destas acções para lhes incutir o gosto pelo futebol. Esta acção que temos aqui, em Mirandela, extremamente bem organizada, é nesse sentido de dar a conhecer o futebol feminino”, explicou Francisco Neto.
O Dia do Futebol Feminino realiza-se há dois anos e é já uma aposta ganha da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tem nas associações de todo o país as grandes promotoras da iniciativa a nível local.
“Tem sido um sucesso, todos os anos em todas as associações temos aumentado o número de participações o que faz antever um futuro brilhante para este projecto”, destacou.
Os números da FPF, apesar de Francisco Neto não ter especificado, apontam para um aumento do número de clubes, dirigentes e treinadores ligados aos futebol feminino.
Mas, ainda há um longo caminho para percorrer até chegar à profissionalização no feminino. No nosso país ainda não há condições para as jogadoras viverem exclusivamente do futebol. Por isso, a preocupação imediata da federação passa pelo incentivo à prática da modalidade.

Jornalista: 
Susana Madureira