Crianças plantam árvores

PUB.

Ter, 22/03/2005 - 15:10


Durante dois dias, os alunos do 1º Ciclo e dos infantários das escolas da Freguesia da Sé, em Bragança, comemoraram o dia da árvore com a plantação de árvores no Bairro Novo da Previdência.

A pequenada colaborou com muita alegria nesta iniciativa, que este ano foi antecipada devido às férias escolares. Apesar do dia oficial da árvore se comemorar dia 21, a Câmara Municipal de Bragança (CMB), em conjunto com a Junta de Freguesia da Sé, organizaram as comemorações deste dia na passada quarta e quinta- feira, com a plantação de cerca de 80 árvores.
As crianças participaram no evento com muita alegria e também com muito entusiasmo. Diogo, aluno do 1º Ciclo da Escola da Estação, confessou que “ a plantação de árvores é muito importante porque elas dão ar”. A mesma opinião é partilhada pelo colega, Pedro, que mostrou a sua alegria por ter participado nas tarefas de plantação de uma árvore. “ Eu estou muito contente porque deitei terra e ajudei a plantar uma árvore”, referiu o aluno da Escola da Estação.
A euforia e a vontade de participação das crianças são confirmadas pela professora Paula, que lecciona na Escola da Estação. A docente salientou, ainda, a importância deste tipo de eventos, principalmente com a colaboração das crianças.

Alegria e muita animação

“É importante a participação das crianças, porque acaba por desencadear outras motivações. Elas vão para casa, falam com os pais e com os familiares e assim acabam por sensibilizar também os adultos para a importância da natureza”, sublinhou a professora.
O evento contou, ainda, com a ajuda do Núcleo Florestal e do Núcleo Ambiental da Escola Superior Agrária, e com a colaboração, na parte lúdica, por alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Segundo o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, esta acção insere-se na requalificação que está a ser feita neste bairro da cidade.
“ Neste local, depois da requalificação da pavimentação estamos também a criar espaços verdes. Este vai ser um espaço de lazer para os habitantes desta zona, por isso plantamos árvores de jardim, com um pequeno porte”, esclareceu o vice-presidente.
O presidente da Junta da Sé, Paulo Xavier, salientou a importância da intervenção que está a ser feita neste bairro, que há 30 anos que não sofria qualquer tipo de requalificação, ao mesmo tempo que enalteceu o contributo dado pelos professores ao prepararem os alunos.