class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-189558 node-type-noticia">

            

Crescimento de turismo em Bragança superior à média nacional e região Norte

Seg, 30/12/2019 - 14:36


O fluxo de turismo em Bragança, no ano 2018, foi superior à média nacional e região Norte, no que se refere ao número de dormidas no concelho.

Comparativamente a 2017, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, no Anuário Estatístico da Região Norte, o número de hóspedes aumentou cerca de 4,7% e o número de dormidas aumentou 9,25%. Ainda relativamente ao número de dormidas, verificou-se uma taxa de crescimento de cerca de 3,5%, comparativamente ao resto do país, e de 8,54%, em relação à região Norte. No que diz respeito aos proveitos das unidades hoteleiras de Bragança, em 2018, também se verificou um crescimento de mais de 200 mil euros. “Isto deve-se muito àquilo que tem sido uma política do município de promoção territorial”, disse o autarca brigantino, Hernâni Dias, acrescentado que as acções de divulgação no país vizinho, Espanha, também se reflectem nestes dados. Os eventos que o município tem vindo a organizar, como o “Festival do Butelo e das Casulas”, o “Carnaval dos Caretos” e o “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, têm permitido “afirmar” a identidade do concelho e têm contribuído para que Bragança seja considerada um território “atractivo”, segundo o presidente da câmara. “Eu creio que o retorno será sempre superior ao investimento que fazemos”, disse, realçando que tudo o que está a ser “colhido” agora se deve a um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo de vários anos. O Instituto Nacional de Estatística revelou ainda dados relativos ao período entre 2014 e 2018. Quanto ao número de hóspedes cresceu em cerca de 18 mil e quanto às dormidas também aumentaram em mais de 36 mil. Já os proveitos das unidades hoteleiras cresceram aproximadamente 85%, o que correspondeu a mais de um milhão e meio de euros.

Jornalista: 
Ângela Pais