CPP - Próxima temporada traz alterações

PUB.

Qua, 04/05/2016 - 14:50


O Campeonato de Portugal Prio vai sofrer alterações na próxima temporada. A Federação Portuguesa de Futebol já divulgou o regulamento para a época 2016/2017. Mudanças que pretendem trazer mais competitividade à segunda fase da competição.

Na fase de subida, o destaque vai para a criação de um play-off, que vai contar com equipas da 2ª Liga.
Terminada a fase regular passam duas equipas de cada série à fase de promoção, que se dividem pela zona norte e zona sul. O primeiro classificado de cada zona sobe directamente à 2ª Liga. Quanto ao segundo classificado de cada série vai disputar um play-off com o 17º e o 18º classificado da 2ª Liga.
Em relação à fase de manutenção e descida vai contar com oito série de oito equipas casa compostas pelos clubes que se classificaram entre o terceiro lugar e o décimo da primeira fase.
A grande novidade passa pela percentagem da redução de pontos. Até esta época as equipas perdiam 50% da pontuação, a partir da próxima época vão perder apenas 25% dos que conquistaram na fase regular.
E, de forma a evitar os adversários da fase inicial do campeonato haverá uma troca de clubes entre séries. Ou seja, as equipas que, no final da fase regular, fiquem classificados no sétimo, oitavo, nono e décimo das séries A, C, E e G vão ser colocadas, na fase de manutenção e descida, nas séries B, D, F e H, e vice-versa.
Os últimos classificados, sétimo e oitavo, de cada grupo descem aos distritais, sendo que os sextos vão disputar um play-off para apurar as equipas que permanecem no CPP e as que são despromovidas.
O Campeonato de Portugal Prio vai ter oito séries de dez clubes cada, um total de 80 equipas em prova.
Recordamos que a prova começou por designar-se Campeonato Nacional de Seniores e ainda esta época passou a Campeonato de Portugal Prio.

Jornalista: 
Susana Madureira