CARRAZEDA divulga sabores da terra

PUB.

Ter, 14/06/2005 - 17:11


Os produtos característicos da região marcaram presença na II Mostra de Produtos e Sabores Transmontanos e Alto Durienses, que decorreu no passado dia 5, no Mercado Municipal de Carrazeda de Ansiães.

O certame, organizado pela Escola Profissional de Ansiães, promoveu a diversidade de sabores transmontanos, através da recuperação de receitas típicas, que correm o risco de desaparecer.
Doces tradicionais, folar, bola de azeite, vinho e azeite são alguns dos produtos que estiveram expostos nesta mostra de iguarias regionais, que procura promover o potencial económico da região.
A maçã, o pão de centeio e de trigo, as compotas, o presunto, o queijo, os enchidos e as azeitonas completaram os sabores que satisfizeram os forasteiros.
Para além da divulgação dos produtos da terra, esta iniciativa também proporcionou aos habitantes da região uma festa comunitária, onde se sedimentou a sociabilidade local e regional.
A música tradicional animou a festa, com a actuação de grupos da terra.
O Grupo Cantares de Carrazeda de Ansiães, a Associação Filarmónica de Vilarinho da Castanheira, a Associação de Zíngaros de Carrazeda, os Pauliteiros de Sendim e o Grupo Dangerous Fruits foram os responsáveis pela diversão durante o certame.