Sáb, 10/06/2023 - 22:40
A selecção nacional de corrida de montanha terminou hoje a sua participação nos Campeonatos Mundiais de Trail e Montanha, em Innsbruck, na Áustria.
A equipa portuguesa competiu na prova Mountain Classic, obtendo o 18.º lugar a nível colectivo.
Individualmente, Carlos Lopes foi o atleta português que conseguiu a melhor classificação. O atleta do C.A. Macedo de Cavaleiros terminou a prova na 49.ª posição com o tempo de 1h04m38s. Seguiu-se Paulo Macedo (59.º) e Pedro Rodrigues, também do C.A. Macedo de Cavaleiros (83.º), que fecharam a equipa. Eduardo Pestana foi 87.º.
O vencedor foi o ugandês Leonard Chemutai, com o tempo de 56m14s. A nível colectivo a selecção do Quénia foi a grande vencedora.
Antes, na passada quarta-feira, representaram Portugal mais dois atletas do C.A. Macedo de Cavaleiros, mas na vertente “Uphill” (sempre a subir), numa distância de sete quilómetros. Rui Muga, natural de Mogadouro, terminou no 73.º lugar, numa prova ganha pelo queniano Patrick Kipngeno.
O melhor português foi Marcelo Gonçalves, na 53.ª posição, seguido por Paulo Gomes (57.º) e José Carvalho (60.º).
No sector feminino, Joana Soares, a única aleta nacional, classificou-se na 59.ª posição, numa prova ganha pela austríaca Andrea Mayr.
Portugal no total das competições, montanha e trail, obteve o 12.º lugar em 41 selecções classificadas.