Bragança rende-se ao desporto

PUB.

Ter, 28/06/2005 - 18:53


Capoeira, Ténis de Mesa, Futebol, Basquetebol, Voleibol, Ciclismo, entre muitas outras modalidades, fizeram de sábado um dia especial, em Bragança.

Muitos cidadãos mostraram total disponibilidade para participar no Dia do Desporto, pelo que a ginástica rítmica e a aeróbia junto ao Fervença fizeram suar gente de todas as idades.
No basquetebol, Nuno Lopes e Mónica Gomes, do Clube Académico de Bragança, mostraram que a modalidade está a crescer e que já são mais de uma centena de jovens a tentar meter a bola no cesto.
A Capoeira foi, no entanto, o encanto de muitos jovens presentes. Trata-se duma luta que evita a agressividade e tem, apenas, como intenção a beleza dos gestos e a intenção de modelar o corpo de quem a pratica.
O Velo Clube de Bragança (VCB), por seu lado, mostrou jovens preparados para garantir sucesso no ciclismo. Concentraram-se na Praça da Sé, com muita força e vontade de seguir os passos do já campeão Ricardo Vilela, formado pelo presidente do VCB, Manuel Torres.

Noite de reconhecimento

Já o Hóquei e o Ténis de Mesa movimentaram muitos curiosos.
O futebol foi representado pela Escola de Futebol Crescer e pelo GD Bragança, com miúdos que ainda não podem competir a mostrarem muito trabalho e muita habilidade. O Voleibol também deu mais uns passos e poderá conhecer mais desenvolvimentos, já que o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes prometeu “mais infraestruturais para o progresso do desporto no concelho”.
À noite, no Teatro Municipal de Bragança, a autarquia homenageou diversos agentes do desporto concelhio, entre atletas, dirigentes, médicos e jornalistas. No que toca à Comunicação Social, o repórter da RBA e coordenador desportivo do Jornal NORDESTE, António Rodrigues, foi o único jornalista distinguido no Dia do Desporto, devido ao trabalho que desenvolve na região desde 1993.

Atletismo especial

No mesmo dia em que se comemorava o Dia do Desporto, Bragança recebeu o Campeonato Nacional de Atletismo para Cidadão com Deficiência Mental. Foram mais de nove horas de prova em masculinos e femininos, em que a equipa de Gaia conseguiu ganhar e ficar apurada para os Mundiais da Austrália, campeonato que já está próximo.
Esta competição veio até Bragança pela mão dos membros da Associação de Atletismo e Ginásio Clube. Agora, faltam apenas mais algumas infra-estruturas para a cidade possa receber provas de carácter europeu, dado que existem juízes credenciados para provas desta categoria.