Bombeiros de Bragança destacam-se no OCR Fireman

PUB.

Qua, 06/10/2021 - 10:20


São 11 os elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança que competem nas corridas de obstáculos. No passado dia 12 de Setembro conseguiram o terceiro lugar, no Sabugal, e ambicionam organizar uma prova em Bragança.

Imagine uma prova de corrida (no asfalto, no centro da cidade ou na montanha) e pelo meio tem 25 obstáculos para ultrapassar. É duro e exigente. O cenário encaixa nas Corridas de Obstáculos.

O OCR, “Obstacle course racing”, é um desporto ou modalidade em que o atleta, através de corrida ou caminhada, aliada às capacidades de força, destreza e perícia, tem de ultrapassar vários desafios em forma de obstáculos, que podem ser: suspensão, equilíbrio, muros, cordas, transporte de carga e rastejar.

São provas que testam os limites físicos e psicológicos dos participantes e que em Portugal ganham cada vez mais adeptos.

A cidade de Bragança faz-se representar no OCR Fireman através de 11 elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. O OCR Fireman é uma prova exclusiva para bombeiros e integra a Liga Portuguesa de OCR, organizada pela FPOCR-Federação Portuguesa de Corrida de Obstáculos.

Os brigantinos preparam-se para a prova em Sernancelhe, marcada para o próximo domingo, depois do terceiro lugar conseguido por equipas no passado dia 12 de Setembro, no Sabugal.

Vasco Costa é o líder da equipa e o mais experiente. O bombeiro, natural de Macedo de Cavaleiros, iniciou-se neste desporto em 2017, em Guimarães, e na altura a equipa era composta apenas por três elementos.

Entretanto, a equipa cresceu, são 11 os bombeiros que fazem parte do grupo e conciliar os horários para treinar não é fácil. “Por norma cada um faz a sua preparação. Às vezes treinamos juntos, mas é raro. Cada um tem o seu trabalho e os seus horários”, referiu Vasco Costa.

E treinar é fundamental, pois a condição física dita a resistência dos participantes. “Exige alguma preparação. Em Portugal são 10 km com obstáculos. A maior parte deles são obstáculos de suspensão. É um género de treino militar. Em Portugal há cada vez mais praticantes, há uns anos atrás quase ninguém conhecia”.

Mas, o maior desafio de Vasco Costa foi em 2020. O atleta participou na Spartan Race Andorra, onde alcançou a nona posição na prova Ultra Beast em Elite.

Vasco superou um duro teste, 60 obstáculos no total, numa prova que contou com cerca de 500 participantes. “Em Andorra foi muito duro não tem nada a ver com o que fazem em Portugal. A prova de Andorra é a mãe das provas de obstáculos”, recordou.

A superação e resistência de Vasco Costa motivaram a esposa para integrar a equipa. Sónia Ferreira é bombeira e enfermeira de profissão. Começou por assumir a tarefa se fotografar as provas, mas rapidamente despertou o bichinho para competir. “Inicialmente ia apenas como fotógrafa até que uma vez, em Guimarães, não conseguia fazer corta-mato para os fotografar e tive que fazer a prova toda a pé e partir dai comecei a participar. A primeira vez que fui, sem treino, acabei a prova mas demorei quase três”, contou.

Sónia não descura da forma física e diariamente treina no ginásio. “Queremos fazer boa figura. Já que participámos queremos trazer um prémio, nem que seja o terceiro lugar”.

Já Raquel Lopes é praticante de Crossfit, uma modalidade que dá uma boa ajuda para se preparar fisicamente para as provas.

Raquel estreou-se nas Corridas de Obstáculos no Sabugal. Não é bombeira mas foi convidada a integrar a equipa através do namorado que faz parte da corporação. “O meu namorado é bombeiro e numa conversa falavam da prova. Eu sempre sempre quis participar e realizei a prova no Sabugal. É uma prova dura que sem treino não é fácil fazer, mas a motivação é maior que isso tudo”, afirmou.

O namorado, Vítor Alves, bombeiro há dez anos, também fez a estreia neste desporto no Sabugal. O principal objectivo foi conseguido, terminou a prova. “Foi a m minha primeira prova e cheguei ao fim. Foi complicado, os últimos quilómetros foram duros. Havia muitas subidas e deram cabo de mim”.

Na equipa também se estreou Rui Félix. É natural de Carrazeda de Ansiães e bombeiro em Bragança há dois anos. A experiência “foi boa”, mas há que ter uma boa condição física. “É preciso treinar. O mais difícil foram obstáculos de suspensão, chegámos a meio e já não temos força. Subir um metro de corda também é complicado. Eu só queria participar pela experiência. Já estou mentalizado para a próxima prova, mas fisicamente não é fácil”, disse.

Os 11 elementos contam com o apoio total da cooperação, que ajuda com o transporte para as provas. “Ajudar com o transporte é o mínimo que podemos fazer. Tínhamos ouvido falar deste tipo de provas e sabíamos da participação do Vasco em Andorra. Para nós é um motivo de orgulho e agora vãos estar ainda mais atentos”, referiu Carlos Martins, segundo comandante do Bombeiros Voluntários de Bragança.

Carlos Martins acredita que a participação do grupo nas Corridas de Obstáculos pode ajudar a corporação a formar novos bombeiros. “Porque não pensar nisto para angariar novos bombeiros. Há cada vez menos voluntários e isto pode atrair mais pessoas”.   

As provas de Corridas de Obstáculos realizam-se, sobretudo, no sul do país. Em Trás-os-Montes só Chaves, Vila Real e Lamego apostam na modalidade. Trazer a competição para Bragança é a ambição do grupo e Carlos Martins apoia a ideia. “Isso seria a cereja em cima do bolo. Não sei ao certo o que será preciso. Mas, nós já trouxemos eventos para Bragança que pareciam impossíveis e tenho a certeza que estaríamos à altura de organizar um evento desses com a ajuda do município e de quem se quisesse associar”, concluiu.

Realizar uma Corrida de Obstáculos em Bragança é o objectivo da equipa dos Bombeiros de Bragança. Mas, para já, o foco está virado para a próxima etapa OCR Fireman, que se realiza no próximo domingo, em Sernancelhe.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira / Fotos de Fireman Challenge