Qua, 06/04/2005 - 11:43
A ADEGUA, grupo de desenvolvimento rural localizado na comarca oliveireira de Baena (Espanha), vai coordenar este projecto, em que serão parceiros Nîmes, em França, e Mirandela, em Portugal.
A marca “Terra Olea” vai agrupar estas três entidades associadas a outros tantos territórios oleícolas, com qualidade certificada para os seus azeites.
Esta iniciativa visa pôr em curso uma iniciativa de valorização e gestão de um produto de turismo cultural vinculado à cultura da oliveira e do azeite.
Promover o turismo cultural
Quanto à marca vai converter-se num sistema normalizado, que, como Carta de Qualidade, tem a missão de avaliar todos os produtos e serviços turísticos aderentes, nas zonas oleícolas de Baena, Trás-os-Montes e Nimes.
A ADEGUA, a CMM e a SENIM começaram o seu relacionamento há três anos e decidiram aproveitar os fundos europeus para melhorar a competitividade, não só no sector do azeite, como também na valorização cultural e dos recursos e na diversificação económica.
O início dos trabalhos está previsto para esta primavera, prolongando-se durante 24 meses e dispondo de um orçamento inicial de 838.842 €, repartido pelos três parceiros.