AFB com ambição de colocar árbitros na Liga

PUB.

Ter, 31/01/2017 - 17:03


Com cinco árbitros nos quadros do nacional de futebol, a A.F.Bragança pretende chegar mais longe. A Liga é a meta traçada, onde já conta com um observador.

O conselho de arbitragem da A.F. Bragança mostra-se ambicioso no que diz respeito à evolução e qualidade dos árbitros de futebol. Colocar profissionais da arbitragem na Liga é o objectivo traçado para um futuro próximo.
“Contamos dentro de dois ou três anos ter árbitros da A.F. Bragança a arbitrar jogos da Liga”, ambiciona Bruno Carvalho, presidente do Conselho de Arbitragem da A.F.B.
Actualmente, nos quadros do nacional a associação conta com cinco árbitros: João Sousa, Fernando Lhano, Tozé Castro, Pedro Campos e Vítor Ribeiro.
No que diz respeito a observadores conta com Octávio Pereira na Liga e Delfim Izeda nos nacionais.
O quadro de árbitros de futebol da A.F.B é composto por cerca de 50 juízes e assistentes. “Neste momento temos árbitros suficientes para assegurar os jogos de futebol de todos os escalões”, garantiu o responsável da arbitragem.
O mesmo não se pode dizer no futsal, modalidade onde faltam árbitros. Os cursos de arbitragem podem ajudar a resolver o problema. “No futsal e no futebol contamos com nove estagiários em cada modalidade, que terminaram o curso no início deste mês. No final da temporada vamos abrir mais um curso”, disse Bruno Carvalho.
A média de idades dos árbitros da A.F.Bragança ronda os 22 anos, sendo que seis têm menos de 18.
Quando a candidatos à subida à categoria C2 N3, José Pedro Dias e João Pedro Afonso são as grandes apostas do conselho de arbitragem tal como os árbitros assistentes Hugo Cardoso, Bruno Ferreira e Renato Barqueiro.
No futsal, Raul Bartolomeu e Carlos Ventura são os árbitros mais cotados para a promoção. No nacional a AFB já conta com Ricardo Lopes, Edson Mendes e João Falcão.
Entretanto, o conselho de arbitragem promoveu, no sábado, uma acção de reciclagem com provas teóricas e práticas em que participaram cerca de 60 árbitros de futebol e futsal.

Jornalista: 
Susana Madureira