ADSP Vale do Conde investe na eficiência energética

PUB.

Qua, 03/03/2021 - 19:14


Clube do concelho de Mirandela investiu 30 mil euros na renovação da iluminação nos dois campos de futebol.

Os dois relvados sintéticos da Associação Desportiva de São Pedro de Vale do Conde têm nova iluminação. O clube investiu 30 mil euros na eficiência energética dos dois espaços, no âmbito do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) 2020.

O investimento envolveu várias entidades, sendo que 14 mil euros foi a verba recebida através do PRID. “O IPDJ comparticipou com 14 mil euros, o resto foi com fundos nossos, do Município e também da União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa”, referiu Susana Costa, directora da ADSP Vale do Conde, em entrevista à Rádio Terra Quente.

A renovação do sistema de iluminação há muito que era pretendida pelo clube. “Foi a substituição das antigas luminárias, por um sistema mais eficiente com lâmpadas LED. Já estávamos a precisar porque praticamente já não se via à noite”. 

A obra fica concluída numa altura em que os mais novos estão sem treinar e jogar devido à pandemia da Covid-19. Em relação à retoma das competições, Susana Costa mostra-se reticente em relação a esta temporada. “No nacional ainda tínhamos uma esperança de que podíamos começar, mas agora já se perdeu. É uma pena porque os atletas continuam a telefonar todos os dias para saber quando há treinos e jogos. Sinceramente já não acredito que comece esta época”, afirmou.

Na última época desportiva, a ADSP Vale do Conta tinha inscritos cerca de 150 jovens atletas.

Em relação ao PRID 2020, além da ADSP Vale do Conde também o Grupo Desportivo Moncorvo foi contemplado com uma verba, 19 mil euros, para obras de requalificação no Estádio Engenheiro José Aires. 

O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas foi lançado em 2017 pelo Governo e nesta quarta edição vão ser renovadas 98 infra-estruturas desportivas em todo o país: 25 na zona Norte, 26 no Centro, 30 em Lisboa e Vale do Tejo, 8 no Alentejo e 9 no Algarve.

As quatro edições do PRID envolvem a reabilitação de cerca de 400 infra-estruturas desportivas, num investimento global de mais de 20 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, cerca de 7 milhões de euros.