Dom, 11/09/2022 - 22:40
O ano de 2022 vai ficar para sempre na memória de Cidália Fernandes. A atiradora natural de Vinhais, que representa o Clube Industrial de Pevidém, conquistou no domingo o título de bicampeã mundial de tiro ao prato em TRAP 5, com 138 pratos partidos. O campeonato realizou-se este ano em Portugal, em Mira. “É com muita emoção que partilho com todos vós o meu título de campeã mundial polo segundo ano consecutivo, na modalidade TRAP 5. Obrigada selecção nacional. Ainda não caí em mim. Isto é emocionante. Dificilmente o mesmo atleta consegue ganhar dois anos consecutivos o mundial”, referiu.
Este ano, a Cidália Fernandes, faltou apenas o título europeu. A vinhaense foi medalha de bronze no Campeonato da Europa e já traçou o próximo objectivo, avançar para o Fosso Olímpico, modalidade olímpica de tiro desportivo, e a qualificação para os Jogos Olímpicos 2024. “Será a minha grande aposta. Sei que é um objectivo ambicioso, mas que quero concretizar”, afirmou.
Cidália Fernandes somou ainda dois títulos colectivos ao serviço de Portugal, por equipas femininas, juntamente com Vanda Silva e Ângela Serrão, e mistas ao lado de Luís Pintão.
Este é o terceiro título conquistado por Cidália Fernandes este ano, depois da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional.
Mogadourense vence por equipas
Em masculinos, Sérgio Venâncio, atirador do Clube de Caça e Pesca de Mogadouro, foi 18º classificado na geral e ajudou Portugal a conquistar o título mundial por equipas.
“São estas provas que nos fortalecem e preparam para provas futuras. Vou continuar a trabalhar para melhorar e conseguir os meus objectivos futuros”, disse ao Nordeste.
O mogadourense participou no Campeonato do Mundo de Tiro ao Prato em Mira, depois do terceiro lugar alcançado no Campeonato Nacional e de ter conquistado a Taça de Portugal.