Ter, 10/09/2019 - 10:40
Depois do segundo lugar conseguido em 2018 também no Circuito do Turismo, em Bragança, Manuel Fernandes alcançou este ano o lugar mais alto no pódio.
O ciclista da UDAR Quinchães venceu a última prova do Open Regional de Estrada e também na categoria de Master 30, sagrando-se campeão regional.
Foi uma chegada ao sprint com Manuel Fernandes a impor-se a Hélder Azevedo (CC Amaro Antunes) junto à meta, depois de uma prova com um ritmo bastante elevado. “O percurso não é fácil. O ritmo foi sempre elevado e chegamos, os três primeiros, quase isolados. Fizemos uma grande prova. O ano passado já tinha feito esta prova e fui segundo”, disse Fernandes.
Já Hélder Azevedo ficou na segunda posição a um segundo de Manuel Fernandes. O corredor algarvio do CC Amaro Antunes fez a estreia em provas no distrito de Bragança e considera bastante positiva a posição conseguida, depois de cerca de três meses de ausência por lesão. “É uma prova dura com uma subida bastante longa. Foi uma prova bonita e espero voltar no próximo ano”.
O pódio da geral ficou completo com o brigantino Ovídio Linhas. O ciclista do Velo Clube ficou a 35 segundos do vencedor e conhece bem o traçado da prova. “Não é muito selectivo mas nós é que fazemos a sua dureza. A maior dificuldade foi o ritmo imposto pelos adversários”, explicou.
Por categorias, Sandro Teixeira (CC Macedo de Cavaleiros) venceu em cadetes e é campeão regional tal como Gonçalo Beato (Vinhais Extreme) mas em juniores.
Ainda no Grande Prémio de Bragança, André Rocha (Velo Clube) triunfou em Elite/Sub-23, António Pinto foi primeiro em Master 40, David Pires (Velo Clube) em Master 50 e Paulo Esteves (CC Mirandela) triunfou em Master 60.
A última prova do Open Regional de Estrada contou com cerca de meia centena de participantes.
O próximo ano vai trazer mudanças no ORE
O ano de 2020 vai trazer mudanças na prova. O custo elevado com o policiamento e que têm dificultado a organização das provas, levando mesmo ao cancelamento de algumas, obriga a ACB a rever a competição.
“Vamos desenvolver esforços para ter uma reunião com todos os municípios e os clubes para um maior apoio no policiamento”, referiu Miguel Monteiro, presidente da ACB, sem especificar as mudanças.
O próximo ano também será de novidades em termos de competições. O distrito de Bragança vai receber um Encontro Nacional de Escolas como já tinha adiantado Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), na sua passagem por Bragança, em Agosto, na Volta a Portugal em Bicicleta.
E para assinalar os 120 anos da FPC, a cidade de Bragança acolhe nos dia 12 e 13 de Dezembro, deste ano, um seminário de ciclismo e cicloturismo em parceria com a Associação de Ciclismo de Bragança e o IPB.
O ano de 2020 será de eleições na ACB. Miguel Monteiro, actual presidente, deverá avançar para a recandidatura. “Estou motivado para continuar. Vamos ver se os clubes também estão motivados para que eu continue”, disse.
Entretanto, ainda este mês, nos dias 27, 28 e 29, a ACB organiza o Nordeste Bike Race. A primeira edição conta com um prólogo e duas etapas e vai decorrer nos concelhos de Mogadouro e Vimioso. São esperados cerca de 150 participantes.
Classificações por categorias
Cadetes
1 – Sandro Teixeira (CCMC)
2 – Samuel Pires (CCMC)
Juniores
1 – Gonçalo Beato (Vinhais Extreme)
2 – Ricardo Palavra (CCMC)
Elite/Sub-23
1 – Bohdan Malanka (Bikeshop/Teamgiant)
2 – André Rocha (Velo Clube)
Master 30
1 –Manuel Fernandes (UDAR Quinchães)
2 – Hélder Azevedo (CC Amaro Antunes)
3 – Ovídio Linhas (Velo Clube)
Master 40
1 – António Pinto
2 – Óscar Castro (UDAR Quinchães)
3 – Carlos Fernandes (UDAR Quinchães)
Master 50
1 – David Pires (Velo Clube)
2 – Beto Talhas (CCMC)
Master 60
1 – Paulo Esteves (CCM)
2 – Rodrigo Mendes (Velo Clube)