Qua, 20/07/2016 - 15:46
A distinção é atribuída pela Quercus, com base nos resultados das análises da água, nos últimos cinco anos, tendo também em conta as boas práticas ambientais na zona envolvente.
Durante a cerimónia de hasteamento da bandeira, o presidente da Quercus, João Branco, elogiou o trabalho levado a cabo pelo Município para manter a qualidade da água, o que é sempre mais difícil em águas paradas, como é o caso da albufeira. “Numa albufeira, a água está sempre mais parada do que nos rios, o que faz com que seja mais difícil manter a qualidade da água. Esperemos que assim se mantenha por muitos anos, para que toda a gente possa usufruir deste espaço magnífico, tendo a certeza que pode entrar na água sem doenças de pele”, salientou o ambientalista.
Distinções que contribuem para atrair cada vez mais banhistas àquela que é considerada uma das portas de entrada do concelho de Macedo de Cavaleiros, como refere o vice-presidente do Município. “Todos os recursos que nós temos, sejam humanos ou materiais, estão disponíveis, para que mantenhamos esta pérola do nordeste, que nos dá muito trabalho mas que funciona, para nós, como uma porta de entrada, um cartão de visita do concelho de Macedo de Cavaleiros, que nos enche a todos de orgulho”, confessou Carlos Barroso.
Também a outra praia da albufeira do Azibo, a da Fraga da Pegada, recebeu o mesmo galardão da Quercus. As duas praias têm também bandeira azul e a Praia da Fraga da Pegada tem ainda a bandeira de “praia + acessível”, por estar adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.