Ter, 20/09/2005 - 14:57
O partido apresentou, no passado sábado, a listas de candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Mirandela, num jantar que reuniu 1.600 pessoas no pavilhão da Reginorde.
O encontro contou com a presença do presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, e do ex-ministro da Defesa, Paulo Portas, que justificou a participação com a necessidade de apoiar “um amigo” num momento decisivo da batalha eleitoral. “Ele apoiou-me muitas vezes e eu cá estou a dar-lhe força”, referiu o ex-presidente do partido.
Após ter sido derrotado por cerca de 400 votos, nas Autárquicas 2001, Doutel quer conquistar um novo rumo para o concelho. Para tal, pretende eleger mais um vereador, para juntar aos três que foram eleitos, há quatro anos, nas listas do CDS-PP.
Se tal acontecer, o candidato não só ganhará a Câmara, como não ficará dependente da votação de um vereador de outro partido. Recorde-se que, actualmente, o elenco camarário é constituído por sete mandatos. Três são do PSD de José Silvano, que detém a presidência, e três do CDS-PP, entre os quais Domingos Doutel. O desempate nas votações tem sido assegurado por Henrique Pedro, eleito pelo PS.
O candidato centrista quer acabar com esta situação dependência, tendo apontado baterias ao presidente da CMM, José Silvano, para apelar à mudança. “A gestão do actual presidente da Câmara foi desastrosa, com demasiado despesismo e perda de fundos comunitários”, garante o vereador.
“Promessas só criaram ilusões”
Na óptica do candidato, “as promessas de José Silvano só têm servido para criar ilusões”, situação que se reflecte na perda de protagonismo do concelho mirandelense e no aumento da taxa de desemprego.
“A actual Câmara Municipal não tem sabido tirar proveito da localização estratégica de Mirandela”, lamentou o candidato, comparando o desenvolvimento do município aos dos concelhos vizinhos de Murça, Valpaços e Alfândega da Fé.
Para inverter a situação, o cabeça de lista pretende criar uma empresa intermunicipal ligada ao Turismo, a par duma agência de investimento para captar investimentos nacionais e estrangeiros.
Estas são duas das propostas que fazem parte da Carta de Compromissos, constituída por 165 itens, que o CDS/PP, em breve, vai dar a conhecer aos mirandelenses.
No que toca a resultados, Domingos Doutel acredita na vitória pois diz sentir vontade de mudança no contacto com a população do concelho.
O líder Ribeiro e Castro também não tem dúvidas. O responsável reconhece que o partido tem vindo a fazer uma forte aposta no concelho de Mirandela, tendo em vista a conquista do Palácio dos Távoras.